VOCÊ SABE IDENTIFICAR SE SEU CACHORRO ESTÁ OBESO?

Você já parou para pensar se o seu cachorro está obeso? Saiba como identificar se seu cachorro está acima do peso. 

A obesidade em cachorros é uma doença séria e mais comum do que parece, e identificar se seu cachorro está ou não acima do peso pode ser mais fácil do que você imagina. No entanto, algumas especificidades que podem estar ligadas ao ganho de peso precisam ser levadas em consideração.

Geralmente, a obesidade nos cachorros pode estar relacionada a doenças metabólicas ou ao comportamento alimentar inadequado, sendo a alimentação inadequada a maior causa de obesidade em cães.

Quando um cachorro consome um aporte energético maior do que o necessário, por receber uma quantidade de alimento maior do que precisa ou por consumir muitos petiscos ao longo do dia, pode ganhar peso a longo prazo e, consequentemente, se tornar obeso. Esse fator está diretamente relacionado ao tutor e à dinâmica da alimentação da família.

A obesidade pode ainda ser causada por fatores como: a genética de raças mais propensas a serem obesas, a fase de vida sênior – onde o metabolismo trabalha de forma mais lenta sem gastar tanta energia – e o estilo de vida sedentário de alguns cães. Um método para diagnosticar a obesidade canina é o chamado ECC (Escore de Condição Corporal). Com esse método, podemos avaliar as características corporais dos cachorros através da visualização e toque de pontos estratégicos, utilizando escalas numeradas de 1 a 9:

1 a 3 – O cachorro está magro, tornando os ossos da costela e dos quadris bem aparentes.
4 e 5 – O cachorro está no peso ideal, onde as costelas não estão aparentes ou pouco aparecem, sendo bem fácil senti-las ao tocar o cachorro.
6 – O cachorro está com sobrepeso, já que as costelas não são aparentes, e existe uma leve dificuldade para senti-las ao toque.
7 a 9 – O cachorro está obeso se as costelas não estiverem aparentes, sendo difícil de senti-las com o toque.

Nesse processo de identificar se seu cachorro está obeso, é muito importante o acompanhamento e a avaliação de um médico veterinário de confiança, pois somente esse profissional poderá dizer com propriedade em qual escala o seu cachorro se encontra e qual seria o seu peso ideal, para então poder iniciar um programa de perda de peso planejado.

Portanto, se notar que o seu cachorro está se cansando facilmente ao andar e correr, com dificuldade para se levantar ou dificuldade respiratória, já está na hora de levá-lo ao veterinário. O diagnóstico e o tratamento da obesidade, além de melhorarem a qualidade de vida do seu cachorro, podem prevenir o aparecimento ou agravamento de alterações de saúde, como doenças cardíacas, ortopédicas e respiratórias, por exemplo.

Geralmente o programa de perda de peso, tem em seu planejamento uma dieta específica por ter uma restrição calórica, fazendo com que o cachorro consuma uma alimentação com maiores teores de proteína e fibra para evitarem a perda de massa magra e trazerem maior saciedade.

O veterinário é importante nesse processo, pois ele poderá calcular a quantidade de alimento que seu cachorro precisa consumir diariamente para atingir o peso ideal.

Saiba como calcular a quantidade ideal de uma refeição Zee.Dog Kitchen para o seu cachorro

Agora que você já sabe as principais causas e as implicações que a obesidade pode ter, se você notar que seu está acima do peso procure um médico veterinário de confiança.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nosso time veterinário através do e-mail zeevets@zee-dog.com ou pelo WhatsApp que iremos te ajudar.

Escrito por Lorraine Camargo, médica veterinária de Zee.Dog Kitchen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.