SAIBA COMO ESCOVAR OS DENTES DO SEU CACHORRO

Não sabe como escovar os dentes do seu cachorro? Se liga nessas dicas para te ajudar.


Manter a saúde bucal dos cachorros é fundamental na prevenção de alguns incômodos ou doenças. Afinal, ninguém gosta da sensação de ficar com alguma sujeira entre os dentes, não é mesmo?

Quando a limpeza rotineira não é realizada, pode ocorrer o acúmulo de placas bacterianas nos dentes e gengiva. Caso não seja tratado, o tártaro pode causar a doença periodontal, ou seja, graus variados de inflamação ou infecção da gengiva. Então, para prevenir tantos problemas, vamos responder as principais dúvidas sobre esse tema.

Quando começar a escovar os dentes do seu cachorro?

A introdução a escovação deve ser realizada a partir dos 4 meses, que é quando o animal tem a mudança do dente de “leite” para o permanente. Nesse período, é aconselhável que sejam feitos carinhos leves na gengiva, com uma gaze macia, para que o cachorro se acostume com a sensação de toque na parte interna da boca.

De acordo com a veterinária Giordana Vasconcelos, “introduzir o hábito da escovação na fase de filhote ajuda muito na construção dessa rotina de cuidados. Assim, seu cachorro se acostuma com a escovação frequente e tende a esperar por esse momento. Além disso, é uma oportunidade para se aproximar ainda do animal e estreitar os laços entre vocês.”

Com aproximadamente 7 meses, já é possível a utilização da escova de dentes na higiene bucal do seu pet.

Qual creme dental utilizar?

A escovação deve ser realizada com creme dental adequado. Segundo a Giordana, “é importante se atentar ao tipo de creme dental utilizado, que não pode ser o de uso humano, por exemplo, pois eles possuem teor de flúor muito acima do que os cães conseguem metabolizar, podendo causar intoxicações.”

Alguns cremes dentais veterinários podem ser interessantes para a aceitação do cachorro, os que têm sabores especiais, como carne ou frango, fazem com que eles se interessem mais por esse momento. 

Com que frequência escovar os dentes?

A indicação mais segura é a escovação diária, com escova macia ou dedeira, utilizando creme dental indicado para cães e água. 

A veterinária também explica que cães de pequeno porte exigem ainda mais atenção nesse momento da escovação diária. Por não possuírem muito espaço entre os dentes, o acúmulo de alimentos e placas em cães de raças pequenas é maior.

Como escovar os dentes do cachorro?

O sucesso da escovação diária depende de alguns fatores, como a disposição do tutor e colaboração do animal. Com certeza um dos primeiros passos é ganhar a confiança do cachorro, acostumando-o com o toque no interior da boca. 

Para a criação desse hábito, Giordana dá as dicas: “Pode-se utilizar uma gaze embebida em azeite ou óleo de coco, por alguns minutos de cada lado, recompensando-o com carinho e até mesmo com petiscos saudáveis. Assim que o hábito da massagem na boca for criado, pode-se inserir o creme dental e continuar com a recompensa.”

E você, tem o hábito de escovar os dentes do seu cachorro todos os dias? Conta pra a gente aqui nos comentários como é esse momento por aí. 

Na Zee.Now, temos diversos produtos para facilitar a sua rotina e te ajudar a colocar essas dicas em prática. Clique aqui para conferir. 

Texto por Matheus Ferrari

Comments (1):

  1. @suryaepandora

    26/08/2023 at 17:05

    Nossa humana escova nossos dentinhos!
    E a gente adora!
    Manter a saúde bucal é super importante.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.