AS VANTAGENS DO ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA GATOS

Sabemos que os gatos são animais que adoram explorar e são curiosos por natureza. Por isso, o enriquecimento ambiental é muito importante para a saúde dos felinos e traz diversos benefícios.

Mas afinal, o que é enriquecimento ambiental e quais são esses benefícios?

Enriquecimento ambiental é quando preparamos um espaço para que os gatos possam gastar energia e realizar todos os seus comportamentos instintivos.

É natural que eles gostem de arranhar, escalar, pular e se esconder. Então, fazer com que a sua casa ou parte dela esteja preparada para ele faz com que os níveis de estresse, medo e agressividade diminuam. Além disso, o gasto de energia aumenta, proporcionando uma vida mais saudável e ativa.

É importante destacar que, para ter um ambiente enriquecido para o seu gato, não é necessário um grande espaço, você pode utilizar apenas uma pequena parte da sua casa.

Podemos trabalhar através de 5 principais estímulos: cognitivo, sensorial, físico, alimentar e social.

Para o cognitivo, podemos oferecer atividades que trabalhem a memória e o raciocínio do seu felino. Um exemplo são os comedouros interativos, que têm a base formada por obstáculos, estimulando os gatos a comer mais devagar. Uma ótima opção é o Comedouro Labirinto Pet Games disponível na Zee.Now.

Já o estímulo sensorial pode ser trabalhado através de objetos que tenham texturas, cheiros, tato e audição. Um bom exemplo são as gramas permitidas para gatos, que eles conseguem mastigar e cheirar. Algumas plantas seguras são, catnip, hortelã e grama de milho de pipoca. Vale lembrar que mastigar plantas é um comportamento comum dos felinos, por isso é muito importante estarmos atentos às plantas que temos em casa, pois dependendo da espécie elas podem ser tóxicas.

Outra maneira de estimular o sensorial dos gatos é utilizando arranhadores e escovas de cerdas macias. As que possuem fita dupla face são perfeitas para prender na parede ou móveis, permitindo que eles se escovem sempre que quiserem.  

Conheça 5 benefícios dos arranhadores para os felinos

O enriquecimento físico pode ser feito com prateleiras, obstáculos, caixas de papelão e tocas, possibilitando que os gatos explorem o ambiente.

Na parte alimentar, podemos estimular os gatos oferecendo caldos e rações úmidas, por exemplo. Outra opção divertida é esconder os alimentos de forma estratégica e incentivá-los a procurar. 

Por último, mas não menos importante, o enriquecimento social é proporcionar a interação do seu gato com outros animais e até mesmo com outros humanos.

Gostou e quer preparar um ambiente enriquecido e aconchegante para o seu gato? A Zee.Now conta com diversos produtos que te ajudam nessa missão, e o melhor de tudo: seu pedido chega em minutos e as entregas acontecem todos os dias, das 7h às 23h.

Então já sabe, né? Baixe o app e peça na Zee.Now. 

– 
Texto por Isabela Della Torre 

Comments (1):

  1. Lidia

    08/05/2023 at 02:54

    its amazing

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.