A IMPORTÂNCIA DE FAZER O CHECK UP DE ANIMAIS REGULARMENTE

Cuidar de seu animal de estimação é um ato de amor responsável. Por isso, é importante compreender como funciona o Check up de animais.

A diretora Barbara Francomano, do Encrenquinha’s Pet, contou pra gente sobre a grande importância de fazer o Check up de animais regularmente

Os humanos possuem hábito de cuidar da saúde afim de acompanhar as funções e condições do corpo antes que adoeça. Com os animais, devemos ter esse mesmo compromisso, já que estão predispostos a desenvolverem diversas doenças, principalmente relacionadas ao envelhecimento, como nós. Diante disso, a visita frequente ao médico veterinário se faz extremamente necessária.

A seguir explicaremos como funciona o Check up de animais, e também sobre a imensa importância de adotar um perfil preventivo, garantindo assim, aumento da expectativa e qualidade de vida de seu animal de estimação.

Exames e consultas: como funciona o check up de animais?

Com o avanço da Medicina Veterinária, torna-se possível realizar exames e tratamentos variados, muitas vezes complexos, para garantir total cuidado aos animais. Entretanto, existem exames que são considerados “exames de rotina” que devemos fazer periodicamente para manter a saúde de nossos animais em dia, conservando e diagnosticando precocemente qualquer alteração ou doença, otimizando o tempo de tratamento.

Como funciona o check up de animais?

Quando você leva seu animal de estimação ao médico veterinário, é comum realizar alguns exames no próprio consultório que fazem parte do check up de animais.

Existem situações, durante a avaliação, que o médico poderá solicitar exames complementares para confirmar alguma suspeita vista no quadro clínico geral do paciente. É o caso por exemplo da anemia; que ao avaliar as mucosas (bucal e ocular), pode-se suspeitar de tal alteração confirmada por um simples exame de sangue.

Esse primeiro contato é chamado de Exame Físico, onde o veterinário avalia os parâmetros vitais, hidratação, linfonodos e por fim a inspeção geral e palpação do animal. Nesta fase é possível perceber processos inflamatórios e infecciosos, desidratação, alterações fisiológicas que podem pressupor doenças e até formações de tumores.

Exames complementares que fazem parte do check up: quais são os mais importantes?

Infelizmente não é possível identificar todos os problemas apenas na inspeção e no exame físico, porém, através dos exames complementares, pode-se fechar o diagnóstico.

  • Exame de sangue (com avaliação renal e hepática – fígado)
  • Exame de fezes e urina;
  • Exames cardiológicos;

Cada um desses exames ajuda a identificar uma alteração, mas todos eles se complementam para um check up completo. O exame de sangue, por exemplo, é um dos mais importantes, e deve ser repetido ao menos uma vez por ano. Através dele é possível perceber qualquer taxa metabólica alterada, infecções, doença do carrapato, índices glicêmicos e etc.

Os exames de fezes e urina ajudam a identificar qualquer quadro relacionado a vermes e infecções, já que tratamos de pacientes curiosos que cheiram tudo o que vê pela frente; os exames cardiológicos avaliam o grau de comprometimento e disfunção do coração (presença ou não de Insuficiência cardíaca ou outras complicações) geralmente nos pacientes idosos.

Todos esses exames nos direciona a escolha terapêutica mais adequada e o prognóstico daquele animal.

A importância da anamnese

Os procedimentos citados acima são essenciais para um bom check up. Através do exame físico, complementar e das informações colhidas (anamnese), é possível determinar o protocolo de tratamento e a conduta mais adequada para seu pet. 

Mas o que é a anamnese?

A anamnese é uma entrevista realizada pelo Médico Veterinário a respeito da saúde e histórico de seu animal (medicações, hábitos alimentares, frequência dos sintomas, etc.) tornando-se fundamental para estabelecer o diagnóstico e definir a melhor conduta terapêutica de acordo com as condições clínicas citadas pelo tutor.

É realmente importante fazer um check up com frequência?

Acompanhar a saúde de seu pet constantemente é uma medida preventiva para diversas alterações e doenças.  Além disso, manter o protocolo de vacinação em dia, realizar a esterilização dos animais e de exames complementares quando necessário, contribuem para a qualidade de vida de seu pet.

Os animais durante toda a vida são nossos fiéis companheiros, e eles dependem exclusivamente de nós para serem felizes e saudáveis. Realizar o check up de animais é apenas uma forma de retribuir todo o amor e carinho que recebemos.

Veja também outros cuidados que você deve ter com seu cachorro ou seu animal de estimação aqui no blog.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.