COMO SEPARAR UMA BRIGA DE CACHORROS

Quando dois ou mais cães dividem o mesmo local não é comum, mas pode haver um estranhamento, principalmente no primeiro contato. 

Como prevenção, é muito importante observamos o comportamento deles, assim evitamos qualquer incidente. No entanto, em alguns momentos, pode ser que eles demonstrem sinais de que não se sintam confortáveis com a presença de outro animal no local. E isso pode ocorrer por motivos variados, seja por medo, possessividade, dominância territorial, entre outros motivos.

Para saber se algum desses motivos acontece com o seu cachorro, você deve ficar super atento ao momento em que o olhar dele se encontra com o de outro cachorro. Rosnada, enrijecimento do corpo, o ato de colocar o rabo entre as pernas, ranger dos dentes, ou então arrepio dos pelos em algumas partes do corpo são alguns dos sinais de que a presença de outro canino não o agradou. E quando isso acontece, o melhor a ser feito é afastá-los, dessa maneira evita-se a ascensão de um briga entre os dois. 

Mas mesmo tendo todos os cuidados para evitar que o inesperado aconteça, existem momentos em que dois ou mais cachorros vão de fato atentar um contra ao outro. E para essa hora, devemos estar preparados para lidar com a situação, assim separá-los da maneira que afete o mínimo, tanto a integridade dos cães, quanto a nossa.

Mas a briga aconteceu, o que fazer?

Primeiro e mais importante de tudo é tentar manter a calma, pois no momento em que não pensamos nas ações a serem tomadas, podemos causar um problema ainda maior.

Em seguida, tente desviar a atenção deles para outra coisa, mas nunca para você. Pode utilizar de palmas, batidas com o pé no chão ou qualquer outra forma de causar um ruído bem alto, até mesmo bater um objeto contra outro. Outra maneira pode ser utilizar objetos grandes, como um pedaço de madeira ou papelão para criar uma barreira entre os envolvidos na briga, assim os afasta até os ânimos se acalmarem.

Não grite! Gritos não são recomendáveis, já que podem atiçar ainda mais a briga, tornando mais difícil apartar o confronto. Evite puxar pela coleira pois eles podem, por instinto, morder seu braço ou sua mão.

Distraia eles. Um lençol ou cobertor por cima dos dois pode ajudar bastante. Água também é uma grande aliada nesses momentos. Seja com um balde, uma garrafa que use no passeio, uma mangueira, o importante é jogar algum líquido que possa distraí-los. 

De todas as dicas, a mais importante é a prevenção com a sua supervisão! Sempre monitore o ambiente que você chegar com seu cachorro, para que não precise chegar numa situação de briga.

Você já passou por alguma situação parecida? Tem alguma outra dica de como evitar ou até mesmo separar um briga entre cachorros? Conta para gente aqui nos comentários.

 

Texto escrito por nosso Z-Agent Arthur Salomão.

 

Zee.Dog | Saiba como separar uma briga de cachorro

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.