crianças e cachorros

CACHORROS E CRIANÇAS: BENEFÍCIOS DESSE CONVÍVIO

Existe combinação mais perfeita do que a de cachorros e crianças? Óbvio que não! Por isso, se você tem filho e pensa em inserir um cão na família, separamos alguns benefícios desse convívio que vão te ajudar a tomar essa decisão.  

Campeã de likes nas redes sociais, a relação entre cachorros e crianças é irresistível. E o melhor de tudo é saber que esse convívio é muito benéfico para todas as partes. Uma pesquisa feita pela Universidade de Liverpool e publicada no International Journal of Environmental Research and Public Health (Jornal Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública) comprova: cães podem melhorar, e muito, a qualidade de vida de crianças.

cachorros e crianças


É claro que ter um cachorro é uma missão séria, afinal, ele será parte da família por muitos anos e alguns fatores como tempo e dinheiro precisam ser levados em conta. Mas, se essa decisão já está feita, não há o que temer. Destacamos aqui as principais vantagens do convívio entre cachorros e crianças.


Sistema imunológico

Pesquisas apontam que crianças que convivem desde pequenas com animais – sejam cães e gatos ou animais de fazenda – têm menos chances de desenvolverem alergias e de adoecerem. Isso porque a exposição a germes e bactérias presentes nas lambidas e pêlos dos animais representa um contato com o mundo exterior, fortalecendo o sistema imunológico. Reservar e monitorar o espaço onde o cão faz as necessidades também é muito importante, para evitar que a criança tenha fácil acesso. Uma atitude prática é adotar o uso de tapetes higiênicos para cães, por exemplo. 

 

Autoestima

Crianças que convivem com animais de estimação têm a tendência a serem menos egocêntricas (pois aprendem a dividir desde cedo), o que faz com que tenham mais facilidade de lidar com as frustrações e estimula a autoestima. Tornam-se mais generosas e solidárias também, pois exercem desde cedo a empatia de entender as necessidades e sentimentos de um outro ser totalmente diferente deles.

cachorros e crianças

Ansiedade

Acariciar um cão ou gato pode ter efeito calmante. Além do mais, crianças têm o costume de conversar com os animais, o que ajuda a desabafar suas angústias, medos, desejos e planos. Por vezes até lêem para eles, os incluem nas brincadeiras, além de se sentirem seguros, pois sempre têm uma companhia. Tudo isso tem efeito terapêutico e de aprendizado.

 

Exercícios

Devido ao tempo que as crianças passarão brincando com seus cães, os riscos de serem sedentárias e obesas diminui bastante! Além disso, uma rotina ativa ajuda no desenvolvimento muscular e respiratório da criança. Há uma variedade enorme de brinquedos para cães que podem garantir a diversão não só do cachorro, mas da criança também.

É muito importante lembrar que na relação entre cachorros e crianças dois profissionais não podem ficar de fora: o pediatra e o veterinário. Mencionar a interação criança-cachorro com o médico (ou do cachorro com a criança, no caso do veterinário), vai garantir uma relação mais saudável e com menos preocupações.

Você também tem essa combinação infalível na família? Se sim, deixa uma foto aqui nos comentários  (likes mais que garantidos). Veja também outras novidades aqui no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.