CACHORRO DEFICIENTE: SAIBA MAIS SOBRE ELES E PROJETOS DE INCLUSÃO 

Os cachorros são super importantes na vida dos humanos que têm alguma deficiência física, seja por conta da atuação de cães-guia ou para ajuda emocional e psicológica. Mas e quando a situação se inverte? Vamos conhecer um pouco melhor os cachorros especiais. 

Apesar de ainda ser um tabu , muitos cachorros possuem algum tipo de deficiência, que podem ser por conta de doenças ou acidentes. Há diferentes tipos de deficiência e cada uma precisa de tratamento e ajuda específica, já que afetam os animais de forma diferente. 

No entanto, por mais assustadora que essa nova condição possa parecer para o tutor em si, os animais superam super rápido e logo conseguem se ajustar à nova forma de vida. Com ajuda, fisioterapia e algum equipamento como a cadeira de rodas, esse processo de adaptação não costuma demorar muito. 

A maior dificuldade para os tutores é, muitas vezes, a falta de informação sobre a deficiência e o medo de estar sozinho para enfrentar as possíveis dificuldades. Pensando nisso, Larissa Onuki fundou o Projeto Cão de Rodinhas em 2018  para trazer maior visibilidade ao tema e contar suas experiências e descobertas dela como tutora de um cão cadeirante, compartilhar outros casos e opiniões de profissionais. 

O mascote do projeto é o Argos, um membro da Zee.Dog Máfia que com menos de 2 anos foi atropelado por um carro em alta velocidade e acabou fraturando a coluna e ficou paraplégico das patas traseiras. Hoje, Argos é um Border Collie super feliz e ativo, graças aos tratamentos e apoio recebido por seus tutores e idealizadores do projeto.  

Argos, junto com o Projeto Cão de Rodinhas, é um cão terapeuta, leva a mensagem de inclusão e superação de pessoas e animais com deficiência para escolas e hospitais. O projeto trabalha com o principal foco na conscientização e inclusão, além de combater preconceitos e apoiar tutores e pets especiais através de grupos de apoio, disponibilização de informações e doações. 

Pensando nisso, no dia 1o de novembro de 2020, a partir das 11h, São Paulo recebe a segunda edição do Encontro Nacional de Pets Especiais. O evento, organizado por 6 tutoras apaixonadas pela causa, acontecerá no Novotel São Paulo Morumbi, seguindo todas as recomendações e cuidados por conta da COVID-19. Dentro da programação do evento, que reunirá cachorros e gatos com e sem deficiência de todo o Brasil, terá o lançamento de um livro infantil em que o nosso membro da Máfia foi a inspiração “Argos, o Cão de Rodinhas”, com tarde de autógrafos e a presença do próprio Argos. 

A arrecadação de fundos com os ingressos que será integralmente revertida para projetos sociais, como o Projeto Cão de Rodinhas e o Rodinhas para todos, buscando a maior inclusão e qualidade de vida para os pets com deficiência.

Texto escrito pelo nosso Z-Agent Pedro Torgano.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.