Existe combinação mais perfeita do que a de cachorros e crianças? Óbvio que não! Por isso, se você tem filho e pensa em inserir um cão na família, separamos alguns benefícios desse convívio que vão te ajudar a tomar essa decisão.
Campeã de likes nas redes sociais, a relação entre cachorros e crianças é irresistível. E o melhor de tudo é saber que esse convívio é muito benéfico para todas as partes. Uma pesquisa feita pela Universidade de Liverpool e publicada no International Journal of Environmental Research and Public Health (Jornal Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública) comprova: cães podem melhorar, e muito, a qualidade de vida de crianças.
É claro que ter um cachorro é uma missão séria, afinal, ele será parte da família por muitos anos e alguns fatores como tempo e dinheiro precisam ser levados em conta. Mas, se essa decisão já está feita, não há o que temer. Destacamos aqui as principais vantagens do convívio entre cachorros e crianças.
Sistema imunológico
Pesquisas apontam que crianças que convivem desde pequenas com animais – sejam cães e gatos ou animais de fazenda – têm menos chances de desenvolverem alergias e de adoecerem. Isso porque a exposição a germes e bactérias presentes nas lambidas e pêlos dos animais representa um contato com o mundo exterior, fortalecendo o sistema imunológico. Reservar e monitorar o espaço onde o cão faz as necessidades também é muito importante, para evitar que a criança tenha fácil acesso. Uma atitude prática é adotar o uso de tapetes higiênicos para cães, por exemplo.
Autoestima
Crianças que convivem com animais de estimação têm a tendência a serem menos egocêntricas (pois aprendem a dividir desde cedo), o que faz com que tenham mais facilidade de lidar com as frustrações e estimula a autoestima. Tornam-se mais generosas e solidárias também, pois exercem desde cedo a empatia de entender as necessidades e sentimentos de um outro ser totalmente diferente deles.
Ansiedade
Acariciar um cão ou gato pode ter efeito calmante. Além do mais, crianças têm o costume de conversar com os animais, o que ajuda a desabafar suas angústias, medos, desejos e planos. Por vezes até lêem para eles, os incluem nas brincadeiras, além de se sentirem seguros, pois sempre têm uma companhia. Tudo isso tem efeito terapêutico e de aprendizado.
Exercícios
Devido ao tempo que as crianças passarão brincando com seus cães, os riscos de serem sedentárias e obesas diminui bastante! Além disso, uma rotina ativa ajuda no desenvolvimento muscular e respiratório da criança. Há uma variedade enorme de brinquedos para cães que podem garantir a diversão não só do cachorro, mas da criança também.
É muito importante lembrar que na relação entre cachorros e crianças dois profissionais não podem ficar de fora: o pediatra e o veterinário. Mencionar a interação criança-cachorro com o médico (ou do cachorro com a criança, no caso do veterinário), vai garantir uma relação mais saudável e com menos preocupações.
Você também tem essa combinação infalível na família? Se sim, deixa uma foto aqui nos comentários (likes mais que garantidos). Veja também outras novidades aqui no blog.