7 MITOS E VERDADES SOBRE A ALIMENTAÇÃO NATURAL PARA CACHORROS

Receber uma alimentação saudável, natural e balanceada é um conselho que muita gente já recebeu. Será que o mesmo vale para nossos cachorros?

 

O cuidado que devemos ter com nossa saúde reflete quando pensamos na alimentação dos nossos cachorros, para quem os alimentos também podem ser importantes aliados na melhora da qualidade de vida em todas as suas fases, até mesmo prolongando seus dias por aqui. 

A domesticação de cachorros e gatos e a consequente aproximação deles às famílias, fez com que os tutores se tornassem mais exigentes com o que oferecem aos seus animais, impactando na escolha de alimentos que se parecem com os que estão na própria mesa.

Mas quais são os assuntos mais abordados quando pensamos em oferecer Alimentação Natural aos nossos animais? Vamos discutir alguns mitos e verdades sobre esse tema.

 

1. A alimentação natural deve ser crua, parecida com o que os lobos comiam.

Mito! Sabemos que o ancestral comum das raças de cães que conhecemos hoje é o lobo, mas entendemos que os hábitos alimentares mudaram muito desde a fase inicial de domesticação. Hoje, nossos pets estão acostumados a uma rotina mais calma, sem muitos fatores estressantes e consequentemente com menor nível de atividade física. Além disso, a variabilidade genética fez com que diversas raças surgissem, com características individuais.

Os cachorros são onívoros e podem consumir uma grande diversidade de alimentos, porém é importante que haja um cuidado com a origem dos ingredientes. Carnes e ossos crus podem conter um alto nível de contaminantes, como parasitas que podem prejudicar inclusive a saúde humana. Por isso, o preparo adequado e o cozimento de ingredientes de alta qualidade tornam a alimentação mais segura para o seu cachorro.

2. Ingredientes frescos auxiliam na melhora da saúde.

Verdade! Um estudo realizado pela Universidade de Purdue concluiu que a substituição parcial da ração seca por folhas verdes e alguns vegetais pode reduzir o desenvolvimento de certas doenças. Além disso, sabemos que o maior teor de umidade presente em dietas naturais, auxilia na manutenção da saúde do trato urinário já que promove maior ingestão de água de forma involuntária.

Com a alimentação natural também é possível fazer a escolha de carnes, vegetais e carboidratos que sejam mais adequados para cachorros com restrições alimentares ou alergias.

3. Pode ser cozida em casa, com os mesmos ingredientes que comemos.

Verdade! A alimentação natural pode ser preparada em casa, com os mesmos componentes da dieta humana desde que sejam seguros para os cães. Esse conceito Human-Grade é um dos que usamos em Zee.Dog Kitchen, para promover ainda mais proximidade entre o cachorro e seu dono. Entretanto, vale lembrar que é necessário ter uma composição completa, balanceada e que atenda às necessidades nutricionais da fase de vida do cachorro de forma adequada. Assim, a dieta deve ser prescrita e calculada por um profissional habilitado, depois de uma completa avaliação nutricional do animal.

Cozinhar em casa demanda bastante disciplina, atenção e tempo, então você pode deixar isso com a gente! Nossas composições são pensadas para garantir praticidade e saúde para o seu cachorro.

4. As fezes do cachorro ficam amolecidas e fétidas.

Mito! A introdução da alimentação natural pode impactar inicialmente a condição das fezes e, durante os primeiros dias da transição alimentar, o cachorro pode apresentar amolecimento das fezes. Contudo, esse é um comportamento inicial da introdução alimentar, notado principalmente na troca de ração seca para a alimentação úmida, mas nem sempre acontece.

Por isso, é sugerido que um período de transição seja feito entre a troca de uma fonte de alimento para outra, que pode ser de uma semana. Durante 7 dias o alimento anterior é oferecido em quantidade decrescente, enquanto a alimentação natural passa a ser fonte principal e única.

Realizamos um estudo com nossas Refeições Naturais para avaliar a condição das fezes e elas apresentaram consistência adequada e sem alterações de odor, indicando uma boa saúde intestinal.

5. Alimentação natural piora a saúde oral do cachorro.

Mito! Os cachorros possuem diferentes formatos de mandíbula, tempos de mastigação e não têm o hábito de mastigar os alimentos. Por isso, há uma grande variação individual, influência da alimentação no pH da saliva e não é possível definir se determinado tipo de dieta irá impactar ou não na formação de placas bacterianas.

Sabemos que a escovação diária é a melhor forma de prevenção e manutenção da saúde oral dos cães, além de ser um momento de conexão entre você e seu cachorro.

6. O cardápio deve ser variado, para o cachorro não enjoar.

Mito! Os cachorros em geral são super adeptos de novidades, e amam quando alguém chega com um petisco, um brinquedo ou até um cachorro novo. Esse comportamento os define como neofílicos. No entanto, quanto mais ingredientes eles conhecem, mais podem se tornar seletivos, ao escolher os que preferem. E a seletividade alimentar pode se tornar um desafio.

Nesse quesito, os cachorros não se parecem tanto conosco, e podem ficar muito bem com uma única composição, desde que seja completa e balanceada. O acompanhamento com o veterinário de confiança regularmente é fundamental para garantir que a saúde do cachorro esteja sempre em dia, e que se necessário, a dieta seja reformulada.

7. A ração é melhor que a alimentação natural.

Mito! É importante que qualquer dieta para cachorros seja completa e balanceada, garantindo o fornecimento de todos os nutrientes essenciais. Assim como as rações, as formulações de alimentação natural feitas por veterinários podem ser adequadas e balanceadas e ainda contar com os benefícios da utilização de ingredientes frescos e não adição de conservantes, corantes e palatabilizantes artificiais.

Além disso, é possível realizar a substituição completa ou parcial da ração por alimentação natural, trazendo mais ingredientes frescos, sabor e umidade para a dieta do seu cachorro.

Agora você sabe tudo sobre Alimentação Natural, mas se ainda ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, ou quer saber mais sobre outros mitos e verdades, fale com uma de nossas veterinárias!

Estamos sempre disponíveis no e-mail zeevets@zee-dog.com, ou no WhatsApp.

Escrito por Giordana Vasconcelos, médica veterinária de Zee.Dog Kitchen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.