5827813.3a81a9f.93b0415d0c1e41d8b1d22da355145332

ADESTRAR É UM ATO DE AMOR

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this pagePin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+

Adestrar seu cachorro é garantir o bom convívio entre vocês.

Eu sei bem como é legal apresentar um cão adestrado para os amigos. Porém, adestrar não é só ensinar alguns truques e comandos ao seu cachorro para se divertir com visitas. Adestrar é um ato de amor. Entre os diversos benefícios como a prevenção de problemas comportamentais e os estímulos psicológicos, físicos e emocionais, adestrar abre uma enorme janela de comunicação entre você e seu pet.

O dono, conhecendo melhor as necessidades e os comportamentos do seu animal, saberá lidar de forma muito mais eficaz nas situações do dia a dia. O animal, por sua vez, aprende o que o dono espera dele e passa a respeitá-lo mais. Um aprende com o outro, e isso traz uma forte conexão e cumplicidade – estruturando a base para uma amizade sólida e verdadeira.

 

Conceitos Fundamentais

Quatro conceitos fundamentais formam o alicerce para um convívio harmonioso entre o cão e você além de assegurar um adestramento correto, eles são: matilha, amor, troca e atenção.

 

Matilha

O caminho para a frustração é esperar comportamentos humanos do seu cão. Por mais que você o ame… cachorro não é gente! Sem a consciência de que somos diferentes, entraremos em disputa com os cães e ficaremos nervosos e decepcionados com suas reações.
Os cães na matilha necessitam de um líder. Um cão que, graças às suas habilidades natas, conduza os demais.

O líder da matilha impõe respeito com sinais e atitudes e é o cão mais amado e querido pelos outros cães do grupo. Para os cães, a hierarquia é obrigatória, e todos eles sabem exatamente o lugar que ocupam na ordem dentro do grupo.

Para o cachorro, a nossa família é a matilha a qual ele pertence, e todos nós somos cachorros. Ele tentará descobrir qual posição ocupa entre os membros da família e disputará com quem for preciso se acreditar que o líder deve ser ele.

Ser o líder da matilha significa estabelecer as regras. Portanto, qualquer pessoa que tenha um cachorro e queira morar numa casa que não funcione de acordo com padrões caninos terá o dever de estabelecer essas regras. Para isso, paradoxalmente, precisará se comportar como se fosse o líder da matilha – posição que normalmente ocupamos quando adestramos nossos cães.

 

Amor

Os cães possuem apenas uma pequena fração da inteligência humana. Logo, se você ama seu cachorro, procure entendê-lo e se fazer entendido. Quanto melhor for nossa comunicação, maior será a harmonia e menor o estresse dessa relação.

Estudos mostram que, quanto mais o seu cão amar você, melhor e mais rápido será seu condicionamento. Você deve conquistar o amor do seu cachorro exercendo o papel de um bom líder: recompensando toda e qualquer boa ação e corrigindo com amor e sabedoria os erros.

 

Troca

Estudos sobre condicionamento e modelagem de comportamento nos mostram a importância de recompensas/reforços quando queremos alcançar algum comportamento dos nossos cães (e até mesmo de outros humanos). Todos nós agimos por amor, respeito e interesse (recompensas).

Inúmeros são os artifícios que podemos usar como recompensa para nossos cães: carinho, elogios, brinquedos, petiscos; basta reconhecer qual objeto de troca seu cachorro mais valoriza.

 

Atenção

Para o sucesso do aprendizado, é fundamental que você consiga conquistar a atenção do seu cachorro e tenha em mente que, assim como nós, os cães também querem que prestemos atenção neles.

Ao aplicar os conceitos de matilha, amor e troca, você conquistará a atenção do seu cachorro como consequência.

Comece a partir de hoje a ensinar seu cachorro, levando em consideração todos esses conceitos básicos. A comunicação entre vocês será muito mais eficiente! Descubra o prazer de aprender observando e entendendo seu cão, e ele retribuirá demonstrando prazer em aprender com você.

 

Escrito por Edu Melo
adestrador de cachorros

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this pagePin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+

Comentários

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.