dicas de como fazer seu gato dormir a noite

5 DICAS DE COMO FAZER O GATO DORMIR A NOITE

Gatos dormem muito, muito mesmo, mas seu sono não é contínuo e ele pode te acordar na madrugada. Confira 5 dicas de como fazer seu gato dormir a noite toda. 

Os gatos chegam a dormir 16 horas por dia. Eles são animais crepusculares, isto é, são mais ativos ao anoitecer e ao amanhecer. Isso acontece por conta de seus ancestrais, que saíam à caça de suas presas nesse horário. E aí, surge o problema de muitos gatos nos acordarem tão cedo pela manhã, ou, em alguns casos, no meio da madrugada. Para melhorar seu sono, separamos algumas dicas de como fazer seu gato dormir à noite no mesmo horário que você: 

  • Rotina

    Os gastos costumam responder bem à rotina e esse pode ser o primeiro passo para acostumar o seu gato a dormir no horário desejado. Se possível, crie uma rotina no seu horário de dormir. Isso vai ajudá-lo a se ajustar ao seu horário de repouso. Assim, torna-se mais fácil que ele acorde na mesma hora que você. Também é recomendado manter um ambiente que associe que está na hora do descanso. Por exemplo, se você tem o costume de dormir com as luzes apagadas, apague-as. Se você dorme com o ventilador ligado, ligue-o. Esses sinais indicarão para o gato que chegou a hora de dormir.

    dicas de como fazer seu gato dormir a noite

  • Alimentação

    A alimentação influencia diretamente nos horários de sono do gato. Em muitos casos, quando o gato está muito agitado no meio da noite, na verdade, ele está com fome.  Alterar o horário de alimentação do seu gato pode ajudá-lo a ter noites de sono mais tranquilas. O ideal é alimentá-lo um pouco antes da hora de dormir. Depois de bem alimentado, o animal fica mais propenso a dormir durante toda noite. 

  • Brincadeiras antes de dormir

    Brincar antes do horário de dormir vai deixar o seu gato mais cansado. Consequentemente, ele terá noites de sono mais longas. Brinquedos que imitam os movimentos de ratos e pássaros são boas opções para despertar o instinto caçador do felino. Os gatos são animais de sessões rápidas e intensas de caça, por isso, cansam rapidamente. Eles costumam ficar exaustos depois de 10 a 15 minutos de brincadeiras.

  • Esconda os petiscos

    Separe alguns petiscos que o seu gato gosta e esconda ao redor da casa. O gato vai se divertir com o desafio de encontrar os seus petiscos e isso também libertará o seu comportamento predatório, comum na natureza.  Você pode fazer isso tanto para momentos em que não esteja em casa para brincar com o seu gato, quanto ao anoitecer, pra ele ficar entretido antes de dormir. 

  • Área de Descanso 

    Se o gato tiver uma área própria para descanso, ele ficará menos predisposto a invadir o seu espaço de dormir. Os felinos se sentem mais seguros quando  um ambiente é propriedade deles. Sendo assim, separe um espaço da casa para colocar comida, água, brinquedos, caixa de areia e todos os pertences do seu gato para que ele perceba que ali é o espaço dele. Eles tendem a gostar dos lugares mais tranquilos da casa, principalmente aqueles um pouco escondidos. Se o gato estiver cansado e no conforto do seu local a tendência é que ele tenha uma noite de sono tranquila, no mesmo horário que você. 

    dicas de como fazer seu gato dormir a noite

Gostou das dicas de como fazer seu gato dormir a noite? Confira aqui como passear com o seu gato. E para ver os outros posts da Zee.Dog, clique aqui

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.