A castração de cachorro é um ato de amor. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil existem mais de 20 milhões de cachorros abandonados. É uma situação muito preocupante, na qual a castração pode ser a grande solução.
Você sabia que cada casal de cães que deixa de ser castrado tem a capacidade de gerar 80 mil descendentes em apenas 10 anos? Por isso, evitando a reprodução, abrimos mais espaço para os milhões de cachorros que estão nas ruas e ONG’s encontrarem um lar (clique aqui para saber mais sobre adoção). Esse é o primeiro aspecto positivo da castração de cachorro.
Tomar essa decisão vai muito além da questão reprodutiva, a castração de cachorro evita sérios riscos de problemas de saúde no futuro e aumenta significativamente a expectativa dele. Algumas pesquisas apontam que um cachorro castrado tem chances de viver até 5 anos a mais.
Por ainda existir dúvidas e mitos em torno da castração de cachorro, muitos donos ficam com medo do animal ficar menos ”brincalhão” ou “menos esperto”. Isso não é verdade: em muitos casos os cachorros chegam a ficar até mais dóceis e sociáveis. A castração pode ser feita na fase adulta, no entanto, a idade mais aconselhável para se castrar é entre os 6 e 8 meses, quanto mais novo o cão for, mais benefícios como prevenção de doenças e melhor qualidade de vida ele terá.
Para te ajudar melhor nessa decisão tão importante, separamos as principais vantagens da castração para o bem estar do seu cachorro:
- Evita tumores testiculares;
- Evita fugas atrás de fêmeas no cio;
- Deixa o animal mais calmo, diminuindo a ansiedade e a agressividade;
- Diminui ou até mesmo acaba com a marcação de território;
- Minimiza as chances de tumores na próstata.
- Evita câncer de mama.
- Evita acasalamentos indesejáveis.
- Evita cios.
- Evita gravidez psicológica e infecção das tetas pela produção de leite.
- Evita piometra (infecção uterina), tumores em útero e ovários.
Diante de tantos benefícios, não restam dúvidas sobre a importância da castração. A informação é sempre a melhor ferramenta, portanto compartilhe essa ideia com seus amigos, consulte sempre o seu veterinário e #adote.
Acompanhe outras novidades aqui no blog.