Você provavelmente já observou seu cachorro se movimentando enquanto dorme e se perguntou: será que o cachorro sonha como os seres humanos?
Estudos apontam que sim, o cachorro sonha e de uma maneira bem parecida com a dos seres humanos. Os cães tem uma estrutura cerebral que faz com eles tenham dois estágios de sono: o REM, ou Rapid Eye Movement (“movimento rápido dos olhos”), e o não REM. A primeira é a fase mais intensa do sono. Os sonhos dos cães, assim como os nossos, ocorrem no estágio REM e costumam ser relacionados à coisas do dia a dia.
Segundo pesquisadores, cachorros podem sonhar que estão comendo, caçando, ou se divertindo com seu brinquedo favorito. Os movimentos durante o sono também dão indícios do que o cachorro sonha naquele momento. Também especula-se que, por conta da proximidade com os donos, é provável que eles sonhem com seu cheiro, com seu rosto e com as atividades que praticam juntos.
Instinto animal
Os cães não sonham com a mesma frequência que a maioria dos seres humanos. Nem sempre os cachorros conseguem dormir por mais de trinta minutos. E leva-se um tempo até o sono alcançar o estágio REM. Isso acontece por conta do seu olfato e ouvido mais aguçados, que constantemente conseguem captar alguma coisa que atrai a sua atenção e o desperta. Essa é uma herança do seus ancestrais, os lobos. Em um ambiente selvagem, onde sobrevive o mais forte, eles precisavam estar sempre atentos enquanto dormiam como mecanismo de sobrevivência.
E se o meu cachorro tiver pesadelo?
Em alguns momentos você vai perceber que o seu cachorro aparenta chorar enquanto dorme. Sim, é possível que ele tenha algum sonho desagradável. Porém, não é recomendado acordá-lo nesse momento. Lembre-se que se ele está sonhando, significa que ele está no estágio REM, o estágio mais profundo do sono. Logo, acordá-lo nesse momento provavelmente resultará em um susto maior para o animal. A melhor maneira de produzir sonhos menos estressantes é promover experiências agradáveis durante o dia e deixá-lo dormir em um espaço confortável e seguro.
Você já observou o seu cachorro enquanto ele sonhava? Conte a sua experiência nos comentários. Para conferir outros posts do blog, clique aqui.