ANSIEDADE EM CACHORRO: IDENTIFICANDO SINAIS

Você sabia que os cachorros também podem sofrer de ansiedade?

Esse estresse pode ser causado por diversos fatores, como falta de liderança, traumas, medos e ausência. Os sintomas podem ser identificados, tratados e corrigidos com o auxílio de um profissional. Um bom adestrador consegue reverter um quadro de ansiedade no cachorro. É uma doença séria que atrapalha o bem estar do cachorro, gerando problemas de saúde ainda mais sérios.

Separamos alguns sinais que pode indicar ansiedade em seu cachorro:

  1. Fique de olho no seu cachorro: Cães ansiosos, costumam apresentar músculos tensos quando se sentem ameaçados. Alguns sinais bem sutis de ansiedade podem incluir alongamento ou chacoalhar os pelos como se tivesse se enxugando, postura de cabeça baixa, postura de calda entre as pernas ou manter uma pata dianteira levantada (como se estivesse “dando a patinha”).
  2. Olhe as orelhas: Cães ansiosos, posicionam suas orelhas para trás em sinal de submissão ou medo. Caso você observe as orelhas do seu cachorro voltadas para trás, tente removê-lo de perto do que está originando este comportamento de ansiedade. Cachorro que mantém as orelhas pra trás muitas vezes são inseguros.
  3. Supervisione as brincadeiras e a interação com pessoas: alguns cães podem apresentar agressividade quando são colocados em alguma situação que provoca medo.

Outro tipo bem comum de ansiedade em cachorros é a síndrome de ansiedade da separação. O cachorro tem muito medo de ficar sozinho ou separado de seu dono. Quando isso acontece o cachorro pode latir e chorar constantemente, fazer suas necessidades fora do local que ele está acostumado, destruir objetos, etc. Se seu cachorro sofre com isso, uma dica é procurar um adestrador para ajudar seu amigo. Um acompanhamento de um profissional vai ajudar muito ele e como você lidar com esse problema.

Nunca use métodos baseados em punição se seu cachorro é ansioso – e se não for ansioso também – . Essas técnicas não ajudam eles, pelo contrário, assustam mais ainda o animal. Opte por treinamentos usando reforço positivo e, como falei acima, com o auxílio de um adestrador.

Quer ajudar seu cachorro com um dica simples? Saia mais vezes com ele, em passeios longos, de 30-40 minutos. Permita seu cachorro explorar mais o bairro. Faça-o gastar energia, brinque com ele. Temos, inclusive, brinquedos que ajudam seu cachorro a gastar energia, que é só você lançar e mandar ele buscar. Faça isso repetidas vezes que ele vai gastar energia. Essa é uma dica simples e que pode aliviar seu cachorro, mas em estágio mais avançado o ideal é sempre procurar veterinário e/ou um adestrador para orientar melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.