Adestrar seu cachorro é garantir o bom convívio entre vocês.
Eu sei bem como é legal apresentar um cão adestrado para os amigos. Porém, adestrar não é só ensinar alguns truques e comandos ao seu cachorro para se divertir com visitas. Adestrar é um ato de amor. Entre os diversos benefícios como a prevenção de problemas comportamentais e os estímulos psicológicos, físicos e emocionais, adestrar abre uma enorme janela de comunicação entre você e seu pet.
O dono, conhecendo melhor as necessidades e os comportamentos do seu animal, saberá lidar de forma muito mais eficaz nas situações do dia a dia. O animal, por sua vez, aprende o que o dono espera dele e passa a respeitá-lo mais. Um aprende com o outro, e isso traz uma forte conexão e cumplicidade – estruturando a base para uma amizade sólida e verdadeira.
Conceitos Fundamentais
Quatro conceitos fundamentais formam o alicerce para um convívio harmonioso entre o cão e você além de assegurar um adestramento correto, eles são: matilha, amor, troca e atenção.
Matilha
O caminho para a frustração é esperar comportamentos humanos do seu cão. Por mais que você o ame… cachorro não é gente! Sem a consciência de que somos diferentes, entraremos em disputa com os cães e ficaremos nervosos e decepcionados com suas reações.
Os cães na matilha necessitam de um líder. Um cão que, graças às suas habilidades natas, conduza os demais.
O líder da matilha impõe respeito com sinais e atitudes e é o cão mais amado e querido pelos outros cães do grupo. Para os cães, a hierarquia é obrigatória, e todos eles sabem exatamente o lugar que ocupam na ordem dentro do grupo.
Para o cachorro, a nossa família é a matilha a qual ele pertence, e todos nós somos cachorros. Ele tentará descobrir qual posição ocupa entre os membros da família e disputará com quem for preciso se acreditar que o líder deve ser ele.
Ser o líder da matilha significa estabelecer as regras. Portanto, qualquer pessoa que tenha um cachorro e queira morar numa casa que não funcione de acordo com padrões caninos terá o dever de estabelecer essas regras. Para isso, paradoxalmente, precisará se comportar como se fosse o líder da matilha – posição que normalmente ocupamos quando adestramos nossos cães.
Amor
Os cães possuem apenas uma pequena fração da inteligência humana. Logo, se você ama seu cachorro, procure entendê-lo e se fazer entendido. Quanto melhor for nossa comunicação, maior será a harmonia e menor o estresse dessa relação.
Estudos mostram que, quanto mais o seu cão amar você, melhor e mais rápido será seu condicionamento. Você deve conquistar o amor do seu cachorro exercendo o papel de um bom líder: recompensando toda e qualquer boa ação e corrigindo com amor e sabedoria os erros.
Troca
Estudos sobre condicionamento e modelagem de comportamento nos mostram a importância de recompensas/reforços quando queremos alcançar algum comportamento dos nossos cães (e até mesmo de outros humanos). Todos nós agimos por amor, respeito e interesse (recompensas).
Inúmeros são os artifícios que podemos usar como recompensa para nossos cães: carinho, elogios, brinquedos, petiscos; basta reconhecer qual objeto de troca seu cachorro mais valoriza.
Atenção
Para o sucesso do aprendizado, é fundamental que você consiga conquistar a atenção do seu cachorro e tenha em mente que, assim como nós, os cães também querem que prestemos atenção neles.
Ao aplicar os conceitos de matilha, amor e troca, você conquistará a atenção do seu cachorro como consequência.
Comece a partir de hoje a ensinar seu cachorro, levando em consideração todos esses conceitos básicos. A comunicação entre vocês será muito mais eficiente! Descubra o prazer de aprender observando e entendendo seu cão, e ele retribuirá demonstrando prazer em aprender com você.
–
Escrito por Edu Melo
adestrador de cachorros