Em tempos de COVID-19, sabemos que a recomendação é não sair de casa. Mas, no meio disso tudo, como ficam os cachorros com essa nova rotina? Vem ver 5 dicas sobre como exercitar seu cachorro em casa que podem ajudar nesse momento!
Estamos passando por um período de quarentena e distanciamento social que nos pegou totalmente de surpresa. O aviso é: #fiqueemcasa! Mas é claro que isso não atinge só nós humanos, envolve também nossos cachorros que muitas vezes já estão acostumados com as rotinas de passeios e brincadeiras ao ar livre, por exemplo.
Cuidados com seu cachorro durante a quarentena
Os cães acabam entrando nessa com a gente e é super importante dar atenção extra para a adaptação deles nesse novo cenário. Afinal, exercícios são essenciais para gastar energia, manter a saúde do cachorro e evitar episódios de ansiedade e depressão!
Pensando nisso, separamos nesse post cinco dicas de como exercitar seu cachorro em casa:
1 – Brincadeira de jogar e pegar
Uma opção simples e prática para entreter seu cachorro dentro de casa é a brincadeira de jogar e pegar! Além de ser uma forma de fazê-lo gastar energia, é também uma ótima maneira de se aproximar do seu cachorro depois de um dia de home office. Você pode também diversificar e, às vezes, fingir que vai jogar para tornar a brincadeira ainda mais animada!
Se o seu cachorro já sabe buscar o brinquedo mas ainda não está acostumado a devolver, essa é a hora perfeita para ensiná-lo a levar o objeto até você.
2 – Ofereça brinquedos de morder e roer
Além de brincadeiras interativas, outra forma de exercitar seu cachorro dentro de casa é oferecer sempre brinquedos para ele morder e roer! Para isso, os brinquedos feitos de nylon são uma boa opção para mantê-lo entretido, gastando a energia com o brinquedo ao invés de roendo algum móvel da casa, por exemplo.
Uma dica é deixar todos os brinquedos juntos dentro de um cesto ou caixa e ir apresentando de pouco em pouco ao seu cachorro, criando a sensação de novidade com cada brinquedo!
3 – Enriquecimento ambiental
Outra atividade essencial para ajudar a aliviar a ansiedade dos cachorros é a que chamamos de enriquecimento ambiental. O enriquecimento ambiental faz gastar energia física, mental e, ainda por cima, estimula os instintos naturais do seu cachorro.
Uma forma de fazer dentro de casa e adaptar com a sua rotina é introduzir essa prática na hora da alimentação, recheando brinquedos com petiscos ou ração e estimulando a busca pelo alimento.
4 – Ensine truques novos
Algo super legal de fazer com seu cachorro durante o tempo em casa é ensinar novos truques com reforços positivos. Se o seu cachorro ainda não está acostumado, esse talvez seja o momento ideal para introduzir comandos básicos, de pouco em pouco.
Introduzir novos comandos, além de estimular a saúde física e mental do cachorro, é uma ótima forma de ajudar na comunicação entre cachorro e tutor.
5 – Introduza seu cachorro na sua rotina de exercícios
Por último, mas não menos importante, você pode inserir o seu cachorro diretamente na sua rotina de exercícios. Chamá-lo sempre para perto e incentivar a movimentação conforme a sua própria rotina é uma ótima dica para estimular a companhia durante as atividades ao longo do tempo. Foi exatamente isso que aconteceu com o italiano Silvio Siamo, ele adaptou sua rotina de exercícios com a do seu cão que costumava ser super preguiçoso, o Sparky! E, bom, o resultado você pode ver no Instagram dele.
Ah, é bom lembrar que é sempre importante entender as particularidades de cada cachorro e suas limitações!
Não esquece de contar pra gente nos comentários o que achou, viu?
–