#STAYATHOME :: A ROTINA DE HOMEOFFICE DA ZEEDOG

Luzes apagadas, escritório vazio e portas fechadas. Assim está o nosso escritório nas últimas semanas – e assim vai ficar até que seja seguro retornar – por conta da pandemia do novo coronavírus. Infelizmente, fisicamente não é possível a equipe se encontrar, mas isso não fez com que a Zee.Dog parasse. Todos os departamentos estão a todo vapor trabalhando de suas casas.

A cultura de homeoffice pode ser bastante desafiadora e se manter focado nesse momento é a chave para dar certo. Mas cada pessoa trabalha de uma maneira e com o homeoffice não é diferente. Aqui na Zee, a gente não se preocupa como está sendo feito o dia de cada um, o que importa mesmo é saber se todos estão conseguindo realizar as tarefas da melhor forma. 

O legal do homeoffice é ter a liberdade de organizar o seu dia. A gente conversou com alguns dos nossos funcionários sobre a rotina deles e queremos contar um pouco aqui para vocês.

LUIZA FORTES – DESIGNER

Qual é a sua rotina diária?
Nesses dias em casa, acordo e me arrumo para começar o trabalho. Tenho gostado de ouvir podcasts de notícias ou alguma playlist com músicas Lo-fi pra manter um ritmo de foco no trabalho. Durante a tarde, aproveito os 10 minutos do cafezinho pra pegar o sol que entra pela janela da varanda. Quando o sol se põe eu faço pelo menos 30 minutos de alguma aula de yoga ou alongamento no youtube.

Em qual parte da sua casa você tem trabalhado?
Escolhi a sala de estar porque eu já associo o meu quarto como lugar de descanso, então seria menos produtiva lá. Tenho gostado de dividir os cômodos de acordo com as “funcionalidades”.

Além disso, trabalho ao lado da janela que mais entra luminosidade na casa. Isso me ajuda a sentir um pouco do mundo lá fora: o vento e o sol principalmente.

Como é que você tem cuidado da mente e do corpo?
Fazer exercício físico que eu gosto e cozinhar minha própria comida têm sido as melhores coisas. Seguir com a rotina e tentar ser o mais saudável possível também me ajudam. Eu estou aproveitando para ficar bastante tempo com o meu cachorro. Nas horas de tédio, principalmente nos finais de semana, eu tenho me dedicado a aprender coisas novas como jogar xadrez e lido sobre assuntos que eu tinha curiosidade mas nunca me aprofundado como filosofia. Além disso, zerar todas as séries que eu comecei e não terminei.

Como e que tem sido sua rotina criativa?
Acredito que não muito diferente de quando estávamos trabalhando no escritório. Continuo trocando bastante com o meu time ao longo do dia através do Slack, tudo que eu faço eu compartilho com eles para compensar a falta da proximidade física. Além disso, ler, fazer exercícios e aprender coisas novas também têm me ajudado bastante a alimentar a minha criatividade.

SÉRGIO BARBOSA – DESIGNER

Qual é a sua rotina diária?
Basicamente eu tento não ter uma rotina. Vou alternando coisas que faço e a ordem delas durante o dia pra criar uma dinâmica saudável. É uma boa forma abstrair o fato que tudo acontece no mesmo lugar sempre. Entre trabalho, exercícios físicos, momentos de descontração e cozinha vou intercalando e quando vejo o dia já acabou! Rs!

Em qual parte da sua casa você tem trabalhado?
Me espalho pela sala e cozinha tb! Rs! Os espaços foram se dividindo por atividades. Na mesa de jantar é onde espalho meus protótipos de produtos e embalagens e trabalho no “modo analógico”, na escrivaninha é onde fica o computador, na bancada da cozinha eu tomo um café enquanto leio algo e no sofá é onde eu me jogo pra rabiscar umas ideias novas. Tudo isso misturado e não necessariamente nessa ordem, sempre me revezando com minha namorada que habita o mesmo espaço, também trabalhando. 

Como é que você tem cuidado da mente e do corpo?
Tenho aproveitado o tempo que sobra pra me dedicar a hobbies do passado, como desenhar e jogar video game e também pra amadurecer algumas ideias de projetos e colocar tudo no papel. Aquele tipo de coisa que reclamamos da falta de tempo pra fazer! Agora não tem desculpa. Rs!

Pra não enferrujar eu tenho feito uns treinos de funcional, tento fazer algo um pouco menos complexo e leve. Estar em casa está me permitindo também cozinhar todos os dias. Quase sempre as escolhas são mais saudáveis.

Como e que tem sido sua rotina criativa?
Intenso e ao mesmo tempo leve. Quando percebo passei um bom tempo pensando em determinando assunto e consigo chegar a conclusões importantes no final. Talvez por não interromper o pensamento por qualquer motivo e conseguir ficar imerso, a produtividade acaba sendo maior. Isso é uma coisa que sempre curti no homeoffice. Com frequência compartilho algo visual ou um texto com os colegas via chat ou call e conseguimos aprimorar juntos. Ter o tempo que as coisas precisam pra amadurecer é um luxo nem sempre possível, estamos aproveitando isso ao máximo.

NATHALIE JOURDAN – DESIGNER 

Qual sua rotina diária?
Tento manter minha rotina em época de isolamento social o mais próxima possível da que eu levo nos dias normais, apesar de achar um pouco difícil, haha. Acordo cedo, tomo meu banho e coloco uma roupa confortável pra ficar em casa e me sentir bem disposta. A segunda coisa que eu faço é descer pra passear com o meu cachorro, o Lenus, que sempre foi acostumado a fazer as necessidades na rua. É um passeio bem curto mesmo, coisa de 10 minutos no máximo e já tô voltando pra casa. Ah, claro, logo depois disso eu higienizo as patas dele e lavo bem as minhas mãos com sabão. Depois, normalmente coloco um cheirinho no meu vaporizador da sala pra criar um climinha aconchegante e sento pra começar meu dia de trabalho. De noite eu ocupo minha cabeça com outras coisas como, por exemplo, algum filme, documentário e, claro, video game. É muito importante continuarmos tendo esses momentos de lazer mesmo que seja durante uma pequena parte do nosso dia.

Em qual parte da sua casa você tem trabalhado?
Como eu trabalho com um notebook, tenho essa liberdade de me mover um pouco pela casa, mas confesso que sentar na mesa da sala pra mim me ajuda a focar mais (e a internet pega melhor lá, haha).

Como é que você tem cuidado da mente e do corpo?
É normal, durante essa época de isolamento, a gente se cobrar demais pra ser ultra produtivo o tempo todo. A gente tem que entender que a melhor maneira de cuidar da nossa mente é respeitar o nosso próprio ritmo de funcionamento, ainda mais num momento atípico como esse. Durante o dia eu reservo alguns minutos pra espairecer, comer alguma coisa gostosa, ver o movimento da rua, regar minhas plantas… Isso me ajuda bastante. Em relação ao corpo, confesso que não sou muito acostumada a praticar exercícios físicos (não sigam meu exemplo) mas sempre que eu lembro eu dou uma boa alongada e me sinto muito melhor depois! E ah, bebam água! Sempre.

Como é que tem sido a sua rotina criativa?
É claro que a produtividade e a criatividade nesses tempos loucos acabam sendo bastante afetadas, mas existem algumas coisas que me ajudam muito com isso. Eu sempre ouço música quando trabalho, acho que isso muitas vezes me impulsiona criativamente. A comunicação com a equipe também é fundamental. Trocamos mensagens e fazemos reuniões online para discutir ideias, inspirações, referências e falar sobre o que cada um está fazendo. Isso com certeza dá um gás a mais na hora de criar.

PIETRO CHIERA – PRODUCT DESIGNER

Qual sua rotina diária?
Eu acordo, tomo um longo café da manhã (algo que mudou positivamente na minha rotina, desde a quarentena). Depois vou pra mesa de jantar e a transformo no meu escritório. Gosto de manter meu horário como se estivesse em nosso office. Na hora do almoço é quando dou uma pausa para checar mensagens no celular, preparo um café (o quarto do dia rs) e volto para mesa pra trabalhar.

Após atualizar o trabalho, me sento no sofá e faço algumas videochamadas com amigos, pois é como tem sido nesses últimos dias. Confesso que tenho evitado ficar muito tempo preso no telefone nessa quarentena.

Em qual parte da sua casa você tem trabalhado?
Minha querida mesa de jantar se tornou no meu escritório! kk

Como é que você tem cuidado da mente e do corpo?
Para ser honesto, eu não sou muito adepto a uma nova rotina. Gosto de manter a minha rotina de sempre kkkk. Mas confesso que tentei me alongar e fazer algumas flexões na minha sala (algo que jamais tinha feito antes).

Como é que tem sido sua rotina criativa?
Não sei se tenho uma rotina criativa, no entanto, muitas soluções e inspirações que normalmente absorvo vem ao falar com as pessoas e ao simplesmente observar a vida. Muito acaba surgindo estão condensadas e expressas nos diversos memes, discussões e conteúdos visuais que recebemos diariamente através dos nossos rede sociais.

 

JADE SARAIVA – CUSTOMER EXPERIENCE

Qual é a sua rotina diária?
Com a nossa nova rotina de homeoffice, eu começo o dia me arrumando pra trabalhar, fazendo um café bem forte e escutando música. Gosto muito de escutar as playlists da Tecla pra conhecer novos artistas. De tarde tenho aproveitado o horário do sol pra ficar um pouco na varanda com meus gatos. E gosto de terminar o dia me exercitando, estou curtindo bastante as lives do @thi.coach.

Em qual parte da sua casa você tem trabalhado?
Na maior parte do dia no meu quarto mas durante o sol da tarde gosto de ir pra varanda dar uma respirada e aproveito pra trabalhar de lá um pouco.

Como é que você tem cuidado da mente e do corpo?
Meditação, exercício, alimentação mais saudável, aprender a cozinhar coisas novas, psicóloga por skype, ver os amigos por vídeo, séries, filmes hahaha basicamente isso.

Como e que tem sido sua rotina criativa?
Acho que a quarentena trouxe novos olhares pra criatividade, observar os vizinhos pela varanda, ler histórias inspiradoras na internet de pessoas e marcas, mudar o olhar sobre a casa, sobre o outro, sobre a gente. A mudança de olhar em tempos quarentena, tem sido uma inspiração pra minha rotina criativa.

E você, tem conseguido manter uma rotina saudável de homeoffice? Conta pra gente como tem sido esses dias para você. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.