SOLIDARIEDADE EM TEMPO DE CORONAVIRUS

Em tempo de Coronavirus, precisamos mais do que nunca encontrar formas de ajudar uns aos outros. 

Não é novidade que estamos vivendo dias difíceis. Uma das medidas mais faladas como consequência do novo coronavirus, é o isolamento social, a famosa quarentena. Para evitar a propagação do vírus, principalmente ao grupo de risco, a Organização Mundial da Saúde (OMS) altamente recomenda que essa medida seja cumprida. 

Mas algumas tarefas precisam ser feitas, como por exemplo, ir ao mercado. Em meio ao cenário que estamos, muitos são os casos – e exemplos – de pessoas mais jovens que se disponibilizaram a ir ao mercado para os idosos de seu condomínio. Nas áreas mais carentes também podemos observar o cuidado com o próximo: grupos se organizam e arrecadam na internet dinheiro e/ou alimentos para distribuir aos mais necessitados nesse momento. 

Aqui na Zee, estamos sempre pensando em como fazer a diferença e nesse período não seria diferente! Já temos isso enraizado. E com tanta gente em casa, o que poderíamos fazer para transformar essa quarentena em um momento mais tranquilo na companhia do seu cachorro?

Cuidados com o cachorro em tempos de quarentena

De olho nas notícias, encontramos a Fernanda Salvadé ( @fesalvade ), que lá de Brasília se disponibilizou a fazer compras para os seus vizinhos. Conversamos com ela para entender como surgiu a ideia e como estão sendo os resultados dessa ação:

“No meu prédio os apartamentos são de um quarto, então os idosos que aqui moram, moram só. O que eu pensei? Deixa que eu vou! (…) Coloquei nos elevadores um bilhete ‘se você tem mais de 60 anos, eu posso ir ao mercado pra você. Só me avisar antes para eu me programar, sem qualquer problema ou custo.’, coloquei meu telefone e meu apartamento, fiz com a letra grande para chamar a atenção e manuscrito também, se eu fizesse digitado, eles não iam ver, ia ser só mais um bilhete como se fosse do condomínio ou um aviso. Fiz com canetinha colorida, marca-texto, pra chamar atenção.

 

Aqui no meu condomínio a gente criou um grupo só de pessoas que querem ajudar e de pessoas que precisam ser ajudadas, que estão em situação de risco, que apresentam alguma vulnerabilidade maior que o normal, e ai além ficarem à vontade para pedir, qualquer um de nós que vá ao mercado que está no seu grupo já avisa que está indo, pois às vezes a pessoa se sente constrangida de pedir, mas se o outro já está oferecendo ajuda, já fala que vai, eles acabam aceitando.” 

E tem dado certo! A Fe está feliz com o resultado e com o que podemos levar desse momento para o futuro como sociedade. 

“Se cada um se colocar no lugar do outro e fizer um pouco, e agora nesse momento circular o menos possível, a gente pode diminuir um pouquinho os efeitos e lesões – algumas irreparáveis, que essa pandemia tem causado e ainda vai causar com certeza. Mas já vejo muita coisa positiva, eu acho que esse momento agora é de reflexão, realmente rever os nossos hábitos, a nossa forma de ver o outro, de consumir, de se relacionar com o planeta. Que a gente faça desse momento um momento de empatia, de solidariedade, de ajuda mesmo ao próximo.”

A Fernanda é tutora do Blue e durante a quarentena também está fazendo home office, então para tornar esses dias um pouco mais leves, enviamos um brinquedo para que passem o tempo juntos de forma divertida! 

Com esse isolamento temporário, fazer com que seu cachorro fique ativo também é um cuidado mais que necessário!

Cada um ajuda da forma que pode, o crescente número de lives no instagram também é uma forma de fornecer entretenimento dos mais variados tipos. Tem live de culinária, arte, debate sobre filmes, música e exercícios! O Thi, dono do mafioso Vegano, já deu várias aulas ótimas de exercícios. Suor garantido! Ficou afim? @thi.coach no instagram! 

Como está sendo a sua quarentena? O que você está fazendo pra manter seu cachorro entretido?

Conta pra gente!

E se puder, fica em casa, tá?

Por Wendy Gama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.