o-que-significa-o-ronronar-do-gato

DESCUBRA O QUE SIGNIFICA O RONRONAR DO GATO

Nossos gatos podem ronronar quando os acariciamos e fazemos cócegas, mas é essa uma forma de comunicação muito mais complexa do que parece. Há muito mais acontecendo no ronronar do gato do que você poderia imaginar.

Pesquisas apontam que o mais provável é que o ronronar do gato venha dos músculos da laringe. Enquanto se movem, eles dilatam e constringem a glote – a parte da laringe que envolve as cordas vocais – e o ar vibra toda vez que o gato respira para dentro ou para fora. O resultado? Um ronronar. 

E isso só ocorre quando um gato está feliz? As vezes. Mas só às vezes.

Parte do mistério em torno do ronronar do gato é que muitas vezes só notamos eles ronronando quando fazemos cócegas em lugares específicos. Os gatos começam a ronronar com poucos dias de vida, o que ajuda as mães a localizá-los durante o período de alimentação. Isso pode persistir com alguns gatos adultos que ronronam enquanto se alimentam – ou que ronronam enquanto tentam convencer um humano de que é hora de se alimentar. Alguns ronronam alto quando estão investigando cautelosamente novos ambientes. Os gatos também podem fazer isso após terem sido surpreendidos, ou depois de episódios estressantes, como serem perseguidos por um outro animal. Felizmente, mais frequentemente é um indicador de bem-estar.

o-que-significa-o-ronronar-do-gato

Na maioria das vezes o ronronar do gato é um indicador de bem-estar

O ronronar do gato e o auto-reparo

Quanto mais a ciência mergulha no ronronar do gato, mais descobertas surgem. Uma das hipóteses estudadas é que o ronronar é uma poderosa ação de cura. Acredita-se que as vibrações da atividade são fisicamente rejuvenescedoras – um caminho para o gato se “curar” após o estresse. Estima-se que a frequência dessas vibrações – que variam de 20Hz a 150Hz – promova o crescimento ósseo, pois os ossos endurecem em resposta à pressão. 

É por isso que vemos gatos ronronando em aparente contentamento enquanto cochilam. Na realidade, é uma forma de auto-reparo. Os gatos podem ter adaptado isso ao seu comportamento normal – que envolve passar grande parte do dia descansando – como uma maneira de evitar lesões através do excesso de esforço. O ronronar se desenvolveu como uma maneira de baixo consumo de energia para manter ossos e tecidos em bom estado enquanto descansam.

E o ronronar pode não apenas beneficiar os gatos. Acariciar um gato tem sido visto como uma forma de alívio do estresse. A posse de gatos pode reduzir o risco de derrame ou doença cardíaca em até um terço. E as mesmas frequências que os gatos roncam podem fazer bem a nós também. Por esse e muitos outros motivos, ter um gato faz muito bem para você!  

E o seu gato em que tipo de situação costuma ronronar? Conte pra gente nos comentários! E para saber dicas de como fazer o seu gato dormir tranquilo à noite, clique aqui

Veja também outras novidades e curiosidades aqui no blog.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.