MARRAKESH | COMO PREPARAR SUA VIAGEM AO MARROCOS

Viajar é sempre bom, e se preparar agiliza muito sua viagem para você aproveitar muito mais. Quando o destino é Marrocos então, montar um plano para sua viagem é importantíssimo.

Marrocos é um país deslumbrante e que encanta qualquer turista. É uma terra que emana um sentimento ímpar com sua variedade enorme de paisagens, um povo simpático, uma culinária maravilhosa e uma cultura riquíssima. Logo no primeiro contato com o país é possível sentir um choque cultural enorme.

Por isso, ter um plano elaborado para os dias que vai passar por lá é o que vai encantar sua viagem. Recentemente nossa equipe fez uma trip ao Marrocos para nossa coleção Marrakesh, que foi toda inspirada no país. 

Conheça a mais nova coleção Zee.Dog: Marrakesh

Vivemos experiências maravilhosas por lá e queremos que outras pessoas também consigam aproveitar ao máximo. Por isso,  decidimos listar aqui algumas dicas preciosas para aproveitar essa viagem ao Marrocos.

Translado

Viajar para o Marrocos não é nada complicado, não precisa fazer 1001 escalas. A Royal Air Maroc é uma companhia aérea marroquina que faz voos diretos do Rio e São Paulo para Casablanca!

Aqui vale um agradecimento especial a eles, por nos ajudarem a viajar com o Theo sem nenhum problema! Se você pensa em viajar com seu cachorro, confira as dicas que separamos no post “Viajando com seu cachorro“.

Visto

Para entrar no país não é necessário visto, você é livre para entrar portando apenas o passaporte e o comprovante de sua hospedagem, e claro, seguro viagem válido pro período que for ficar.

Clima

Por conta do lançamento de Marrakesh tivemos que visitar o país no período de outubro para tirarmos as fotos da coleção. Era outono (setembro-novembro) e clima estava bem ameno, o que nos permitiu visitar várias cidades sem sofrer muito com alteração climática.

Marrocos é um país com clima bem variado por conta da sua posição geográfica. Na região norte o clima é semelhante aos países do mediterrâneo, com verões bem quentes e úmidos e um inverno com chuva. Mais a oeste o clima fica temperado no verão e com inverno bastante úmido. Por isso é importante saber quais as cidades você pretende visitar e procurar saber qual o clima daquela cidade na época em que for viajar.

Quando visitar?

Fuja do verão! Essa é a primeira coisa que você precisa saber. Nessa época as temperaturas são bem mais elevadas que o restante do ano. Vai por mim, você não vai querer estar no deserto em pleno verão.

A melhor época para visitar, com certeza, é na primavera (entre março a maio) ou no outono (setembro a novembro), pois é um período que o clima está bem mais ameno e a temperatura não está em seus extremos, como no verão ou no inverno. O bom de visitar nesse período também é por conta de ser baixa-temporada.

Marrocos recebe um número alto de turistas vindo da Europa todo ano, devido à proximidade dos continentes e pelas companhias low-price que facilitam muito a visita. Por isso evite período de férias de verão ou inverno do Hemisfério Norte e dos feriados europeus!

Que moeda usar?

A moeda oficial é o Dirhan Marroquino (MAD) e 1 MAD equivale a 0,45 centavos de real (cotação de fevereiro de 2020). Não é difícil trocar por lá, mas não leve real! Procure trocar o dinheiro antes. Como eles recebem muitas pessoas vindo da Europa, o melhor a se fazer é trocar por euro aqui e trocar por Dirhan lá.

O que visitar no Marrocos?

Grande parte das pessoas costumam conhecer Marrakech e Casablanca, mas Marrocos é muito mais que essas duas cidades apenas. Em nossa viagem conhecemos 10 cidades! Em cada uma vivemos experiências únicas. Vou explicar abaixo um pouco do nosso roteiro e as cidades que visitamos nesses 9 dias.

RABAT
Nossa trip começou chegando por Casablanca e de lá seguimos de carro para Rabat, capital do Marrocos. Foram 4 horas de estrada, para em seguida esticar as pernas e vivenciar um pouco da experiência da cidade. Rabat foi marcante para nós por ser nosso primeiro contato com o país. A luz sépia batendo nas muralhas centenárias e as vielas da Kasbah das Odayas levando a beira mar é um visual que você precisa ver!

CHEFCHOUEN
Após uma longa viagem subindo as montanhas, chegamos em Chefchouen, também conhecida como Cidade Azul. No trajeto, pelo alto da estrada, dá pra ver a cidade toda: um mar de casas escalando a encosta de uma montanha colossal. Visitamos algumas lojas e tivemos experiência com intermináveis negociações com os vendedores locais (e lá você precisa negociar, os comerciantes não gostam quando aceitam o preço de primeira!).

Chefchouen impressionou muito pelas escadarias, pelos cantos deslumbrantes e, no final, se mostrou muito mais do que “apenas uma cidade azul”.

MEKNES, VOLUBILIS, FEZ
De Chefchouen partimos para Fez, essa que possui a maior e mais antiga Medina de Marrocos, um labirinto com mais de 9000 vielas! Vale muito a pena conhecer a Medina. Foi nessa cidade que aprendemos sobre o processo local de cerâmica: depois de ver salões de palácios cobertos de detalhes, ver as peças sendo lapidadas a mão, é que começamos a entender dinâmica de trabalho local.

Conhecer Fez é essencial para o entendimento da história do país e do contraste dos povos que o habitam.

No caminho passamos por Meknes e Volubilis que são duas cidades bem próximas a Fez e como estávamos de carro conseguimos visitar rapidinho.

MERZOUGA
Depois de 2 dias em Fez a gente partiu para Merzouga, cidade que fica na região desértica de Marrocos, quase próxima à fronteira com a Argélia. E sabendo que seriam horas na estrada, decidimos partir de madrugada em direção ao deserto. Chegamos no deserto de Merzouga por volta das 19hrs, a tempo de contemplar um pôr-do-sol incrível no mar de areia.

Essa foi uma parte da viagem que nos proporcionou bastante enriquecimento. Adentrar o país, muito além da civilização, cercado por um mar de areia nos permitiu conhecer muito mais do que estamos habituados. Esse trajeto pelo deserto nos fez conhecer novas pessoas, que vivem uma realidade completamente diferente e isso nos fez enxergar como o mundo é cheio de surpresas.

MARRAKESH
Enfim, a tão esperada Marrakesh! Esse foi nosso último destino.

A cidade é um perfeito balanço entre o urbano cosmopolita, com a antiga medina e sua arquitetura ancestral. Para qualquer lugar que você olhe, você se depara com uma explosão de cores, especiarias, tapetes e um infinito conjunto de produtos pendurados por toda a parte.

Quanto tempo ficar em Marrocos?

Isso vai depender muito das suas expectativas. A gente decidiu ficar 9 dias e conhecer 10 cidades. Mas se você quiser algo mais curto, numa viagem de 6 a 7 dias, não tem problema, ainda assim você consegue aproveitar muito.

Mas claro, ainda que fique 30 dias, você vai voltar ao Brasil com aquele gosto de quero mais!

Onde ficar?

A forma mais “local”, digamos assim, é se hospedar em um Riad, é como são chamadas a maioria das pousadas por lá. Basicamente significa Casa com Jardim Interno. Você pode reservar um Riad facilmente pelo Booking.com, de acordo com o seu orçamento.

O legal de ficar em Riads é que geralmente são administradas por famílias e tem poucos quartos, com isso você vive uma experiência bem local e acolhedora.

Em Rabat ficamos no Riad Dar El Mouhit (fica em Salé, cidade vizinha a Rabat), em Chefchouen decidimos alugar uma casa, pois estávamos com o Theo e alguns Riads não aceitam cachorros. Em Fez ficamos no Riad de Toyour (dos Pássaros). Em Merzouga no Sirocco Camp (um acampamento incrível bem no meio do deserto) e em Marrakesh, como foi nossa última parada, ficamos no Novotel.

Como se locomover entre as cidades?

Nós contratamos a agência Siroco Tours para nos levar em cada cidade, então não nos preocupamos muito com o caminho, pois ele foi feito pelo nosso guia Omar, que conhecia Marrocos de cima abaixo.

Mas se o seu plano é dirigir por conta própria, o blog Pegadas na Estrada fez um conteúdo bem bacana explicando tudo para quem está buscando fazer uma Road Trip no Marrocos!

Essas são algumas dicas que a gente considera mega importantes para você que está pensando em conhecer as belezas do Marrocos. É uma viagem incrível e que vale muito a pena. Difícil – e ouso dizer até impossível – alguém conhecer o país e não se apaixonar!

É simplesmente mágico e foi por isso que quisemos trazer um pouco dessa experiência marroquina para o Brasil com a nossa coleção Marrakesh, com produtos para cachorro, gato e para humanos também!

E você, pretende visitar o Marrocos? Se tiver alguma dúvida mande pra gente! Queremos te inspirar a conhecer e a se encantar com o Marrocos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.