marcação de território

MARCAÇÃO DE TERRITÓRIO. O QUE SIGNIFICA?

Você consegue imaginar como o mundo cheira para um cachorro?

O faro dele é um instrumento fino e delicado, se comparado ao seu nariz. Então, quando se trata de marcação territorial, faz total sentido que urinem nos lugares e objetos para mostrar quem manda no pedaço. E essa é uma parte importante da comunicação canina.

As mensagens químicas na urina do cachorro dizem aos outros cachorros quase tudo que precisam saber: onde o cachorro que marcou vive, quanto tempo faz que passou por ali e mais inúmeras outras coisas.

A marcação territorial também pode ser uma maneira de afirmar dominância, e esse comportamento é normal, instintivo e natural dos cães. O mais importante é fazer com que seu cachorro saiba que a marcação só pode ser feita em locais e horários certos – nunca no seu tapete, na sua cama ou seu sofá. A sua relação de dominância com o seu cachorro também faz toda a diferença.

Diferença entre urinar e marcar território

Primeiro, é preciso saber que existe uma diferença entre o ato de simplesmente urinar e o ato de marcar território. E qual seria a diferença entre ambos? No primeiro caso, trata-se de uma necessidade fisiológica e a quantidade de urina é grande; já no segundo caso, a quantidade de urina é bem pouca e, geralmente, não é feito no chão e sim em objetos, como móveis, portas, pés de mesa e de cadeiras etc.

Reforço Positivo

Pratique o adestramento de obediência de maneira humana e positiva e sempre repasse os comandos. Isso não só clarifica a sua dominância, como distrai um cachorro que fica entediado, sozinho e ansioso durante o dia. Faça-o trabalhar pela comida, pelos brinquedos, pelas brincadeiras e pelo carinho. Se quer alguma coisa, faça-o responder a um ou dois comandos antes e, só então, ganhar o que quer.

Ansiedade de Separação

Já escrevemos aqui sobre tema. A marcação por ansiedade de separação é outro problema. A melhor coisa a se fazer é acostumar seu cachorro gradativamente a ficar sozinho em casa. Comece com algo simples. Deixe-o sozinho num quarto por um ou dois minutos e depois retorne. Então, saia de casa, voltando após alguns minutos. Cada vez que praticar, fique longe por um tempo um pouco maior. Quando o seu cachorro entender que você sempre vai voltar, vai se sentir mais confortável sozinho.

E por último, não confunda marcação territorial com um problema de falta de adestramento. Uma poça de xixi no meio da sala ou perto da porta não é uma forma de dominância, mas pode ser sim um sinal de que seu cachorro ficou apertado enquanto você estava fora de casa.

Procure um veterinário

Como em qualquer problema de comportamento, leve seu cão para fazer uma consulta no veterinário antes de qualquer correção. Se houver uma causa física para o problema, nenhum treinamento ou correção vai surtir efeito.


Zee.Dog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.