FISIOTERAPIA VETERINÁRIA: SAIBA COMO FUNCIONA

A fisioterapia veterinária ajuda a manter 0 bem-estar do seu animal. Conversamos com uma especialista no assunto para saber como funciona.  

Depois de entender melhor a importância de se passear com cachorro, voltamos a conversar com a veterinária da Clínica VIVA Lucila Malosá (CRMV-RJ 9246), especialista em fisioterapia e membra da Associação Nacional de Fisioterapia Veterinária. A dra. Lucila tirou algumas dúvidas sobre como funciona a fisioterapia veterinária, confira! 

Quais os principais benefícios da fisioterapia veterinária?

A fisioterapia auxilia na melhora do paciente após as cirurgias. Também podemos estimular os animais idosos que só ficam deitados e por isso têm dor. Tratamos animais obesos, realizando exercícios na esteira aquática para diminuir o impacto sobre as articulações sobrecarregadas com o peso. Podemos realizar circuitos e exercícios para condicionamento físico, como fazemos nas academias, principalmente para animais que têm muita energia ou que quase não saem de casa.  Animais internados também devem fazer fisioterapia, assim como os paraplégicos ou tetraplégicos e acamados, pois necessitam da movimentação de suas articulações, músculos, tendões, bem como de estímulos sensoriais, táteis e de equilíbrio.

O que diferencia a fisioterapia veterinária da fisioterapia humana?

A principal diferença é a biomecânica, pois somos bípedes e os animais, quadrúpedes. Os grupos musculares e suas posições anatômicas são diferentes também. Por isso, para tratar um animal com fisioterapia, o profissional deve ser médico veterinário com pós-graduação em fisioterapia veterinária.

fisioterapia-veterinaria-como-funciona

Lucila em uma sessão de fisioterapia veterinária na Clínica VIVA

Quando o tratamento deve começar?

No caso de cirurgias ortopédicas, diferente do que muitos imaginam, o tratamento com a fisioterapia não precisa ser iniciado somente depois do procedimento. Devemos iniciá-lo antes, para tratar a dor e a inflamação. No pós-cirúrgico, a fisioterapia pode ser iniciada imediatamente após o procedimento, com o objetivo de reduzir a liberação de substâncias que causarão inflamação e dor.

Quais as técnicas mais eficazes?

Não há uma técnica mais eficaz. O profissional deve diagnosticar a lesão e analisar os procedimentos que serão benéficos para aquele animal. O médico cria o plano de tratamento e define quais equipamentos ou técnicas são eficazes para o paciente, individualmente. Podemos usar diversos aparelhos e terapias, como ultrassom terapêutico, massagens, esteira aquática, alongamentos, etc.

Quanto é o valor médio de uma sessão?

O valor da sessão varia entre 140 e 180 reais, dependendo da localização.

Para ler mais sobre cuidados com seu animal, clique aqui!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.