CATARATA EM CACHORROS: SAIBA QUAIS SÃO OS SINTOMAS E TRATAMENTOS

Quanto mais velhinhos os cães vão ficando, mais estão sujeitos a algumas doenças e a catarata em cachorros está entre elas.

Uma doença bem chata que aos poucos vai causando cegueira no seu cachorro até que sua visão fique completamente debilitada.

Mas o que é catarata nos cães?

Quando o cachorro chega ao estágio de 8 ou 9 anos, já entra para a faixa dos velhinhos. E como essa é uma doença que afeta mais os idosos, assim como acontece em humanos, o animal já começa a apresentar os primeiros sinais quando chega nesta idade.

Assim como em nós humanos, a catarata em cachorros funciona da mesma maneira: quando o cristalino do olho, que tem a função de dar foco aos raios de luz que entram pela retina,  começa a ficar cada vez mais opaco, até que fica totalmente branco.

Aliás, é preciso diferenciar a catarata de um outro problema que acarreta os cães idosos chamado esclerose da cristalina. Uma doença que causa certo endurecimento do olho, que fica com um tom acinzentado. Mas calma, quem vai saber diagnosticar o que é um ou outro é apenas o veterinário.

Outro ponto interessante está na formação da catarata, que é considerada lenta, ou seja, ela não aparece de um dia para o outro, a não ser que o bichinho tenha sofrido algum acidente, trauma, inflamação ou diabetes. Então, como isso acontece devagar, se prestarmos atenção, com muito carinho, podemos perceber alguma alteração em seu cristalino e procurar um tratamento antes que a doença se desenvolva.

E se você tiver raças como: Cocker Spaniel, Pequinês, Schnauzer, Golden Retriever, Husky siberiano, Fox Terrier, Labrador e Pastor Inglês, é bom ter atenção redobrada, pois são raças que possuem mais facilidade em ter a doença. Mas isso não quer dizer que as outras estejam isentas de tê-la.

E quanto aos sintomas da catarata em cães, quais são eles?

Os sinais são muito característicos e visíveis quando o assunto é catarata. Primeiramente o cachorro começa a lacrimejar demais e isso vem acompanhado do aumento da secreção ocular, que ocorre em muitas raças. Por isso é sempre bom limpar os olhos dos cães com frequência para não confundir esse sintoma com falta de limpeza ou falta de higiene.

Depois de certo tempo um círculo azul começa a tomar conta do cristalino do olho ao mesmo tempo que este vai se tornando cada vez mais opaco. Enquanto isso ocorre, o cão vai começar a procurar áreas mais escuras para ficar durante o dia ou quando houver alta presença de luz no ambiente.

Então, é muito importante que a doença seja detectada em tempo, principalmente pela perda gradual da visão. Mesmo sabendo que o principal sentido dos cães é o olfato, a visão é muito importante.

Mas, e o tratamento?

Não existe uma forma de tratar a catarata, a única maneira de melhoria está na sua eliminação por meio da cirurgia de remoção do cristalino. Uma intervenção cirúrgica simples, dentro de certo ponto, onde o cristalino é substituído por uma lente intraocular que não deixa a doença se desenvolver outra vez.

A sua eficácia chega a 95%, mas a visão não deve voltar ao normal por completo devido principalmente à idade.

Além disso, cuidados no pós – operatório são de extrema importância, tendo em vista que é neste momento que seu cachorro vai precisar mais de você, para que tenha uma vida tranquila e saudável no futuro.

Aqui no blog sempre tem uma novidade. Veja também outras matérias sobre cuidados com o seu cachorro .

 
Por Barbara Francomano,
 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.