Cachorros da raça Shih-Tzu entendem palavras humanas

CACHORROS DA RAÇA SHIH-TZU ENTENDEM PALAVRAS HUMANAS

Segundo os pesquisadores da Universidade Eotvos Lorand em de Budapeste, cachorros da raça Shih-Tzu entendem palavras humanas

Que os cães são “serumaninhos” com pelos e quatro patas todos nós sabemos. Mas segundo uma pequisa que foi publicada pela revista “Science”, cachorros da raça Shih-Tzu entendem palavras humanas. 

“É um estudo importante que mostra que os aspectos básicos da percepção da fala podem ser compartilhados com parentes muito distantes”, diz Tecumseh Fitch, biólogo cognitivo da Universidade de Viena, que não esteve envolvido no trabalho.

As palavras, os blocos básicos de construção das línguas humanas, raramente são encontradas entre outras espécies. Os golfinhos-nariz-de-garrafa e os papagaios-de-papo-verde fazem sons que funcionam como nomes, e animais, incluindo galinhas, cães-da-pradaria e alguns primatas, emitem chamadas de alarme que identificam predadores específicos. Os cães não produzem palavras, mas alguns reconhecem mais de 1000 palavras humanas – comportamento que sugere que podem dar significado aos sons humanos. O novo estudo mostra que são as próprias palavras – e não o tom em que são faladas ou o contexto em que são usadas. Irado, não?

Para descobrir como os cães processam a fala humana, Attila Andics, um neurocientista da Universidade Eötvös Loránd em Budapeste, e seus colegas usaram scanners cerebrais e 13 cães da família de quatro raças: border collies, golden retrievers, cães chineses e pastores alemães. Os cães foram treinados para ficarem imóveis no scanner enquanto ouviam gravações da voz do treinador. Os cães ouviram palavras significativas (“bem feito!” Em húngaro) em tom de elogio e em tom neutro. Eles também ouviram palavras sem sentido (“como se”) em um tom de voz neutro ou elogioso.

Quando os cientistas analisaram as imagens cerebrais, viram que, independentemente da entonação do treinador, os cães processavam as palavras significativas no hemisfério esquerdo do cérebro, como fazem os humanos, escrevem esta semana na revista Science. Mas os cachorros não fizeram isso pelas palavras sem sentido. “Não há razão acústica para essa diferença”, diz Andics. “Isso mostra que essas palavras têm significado para os cães.”

Os cães também processavam a entonação no hemisfério direito de seus cérebros, também como seres humanos. E quando ouviram palavras de louvor proferidas em tom elogioso, mais uma parte de seu cérebro se iluminou: a área da recompensa. Significado e tom melhoraram um ao outro. “Eles integram os dois tipos de informação para interpretar o que ouviram, assim como nós”, diz Andics.

Os novos resultados acrescentam aos cientistas o conhecimento de como cérebros caninos processam a fala humana. Os cães têm áreas cerebrais dedicadas à interpretação de vozes, distinguindo sons (no hemisfério esquerdo) e analisando os sons que transmitem emoções (no hemisfério direito).

A descoberta “não significa que os cães entendam tudo o que dizemos”, diz Julie Hecht, que estuda comportamento canino e cognição na Universidade da Cidade de Nova York, e que não esteve envolvida no estudo. “Mas nossas palavras e entonações não são sem sentido para os cães.” Fitch espera que estudos semelhantes sejam feitos em outros animais domésticos e em lobos criados por humanos para ver o quanto dessa habilidade é programada em cães e quanto é devido ao crescimento entre os humanos falantes.

Agora que você já sabe que cachorros da raça Shih-Tzu entendem palavras humanas, que tal chamar algum pra bater um longo papo? 

Veja também outras novidades e curiosidades aqui no blog.

Fonte: Sciencemag.org


Por Augusto Alves
Head of E-commerce 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.