A IMPORTÂNCIA DE SE PASSEAR COM CACHORRO

Passear com cachorro é extremamente benéfico e importante para prevenir diversas doenças. Demos a palavra a uma veterinária especializada em fisioterapia para saber mais sobre o assunto.

Conversamos com a veterinária Lucila Malosá (CRMV-RJ 9246) para saber mais sobre a importância do passeio com o cachorro. Ela é membra da Associação Nacional de Fisioterapia Veterinária e da Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária, e responsável pelas áreas de Fisioterapia, Acupuntura, Quiropraxia e Fitoterapia da Clínica VIVA, localizada no Rio de Janeiro. Confira abaixo o que ela nos disse sobre o assunto.

O passeio serve para estimular todos os músculos, tendões e articulações do animal, sendo importante também a interação com o meio e o tutor, para que sejam liberadas as endorfinas, substâncias que geram prazer e alegria.

Cada vez mais cachorros vivem em apartamentos, onde passam a maior parte do tempo deitados. Muitos sequer saem de casa e só se movimentam quando os tutores estão presentes. Com estímulos insuficientes, os cães acumulam energia que poderia ser gasta durante os passeios. Mesmo os cães mais velhos precisam ser estimulados. O pensamento “deixa ele quietinho” porque o animal está idoso acaba contribuindo para o aumento da dor, atrofia, fraqueza e de problemas emocionais, como tristeza.

importancia-passear-com-cachorro

Os acessórios da Zee.Dog foram feitos para te dar mais conforto ao passear com cachorro

Animais sadios mas inativos por um longo período podem desenvolver a chamada Síndrome do Imobilismo, quando há um comprometimento de sistemas fisiológicos importantes, como o cardio-respiratório, o digestivo, o nervoso e o músculo-esquelético (músculos, ossos, tendões e articulações). A falta de mobilidade pode ainda afetar a percepção sensorial do cachorro, além de causar atrofia muscular, obesidade e dores em geral.

Portanto, os passeios previnem uma série de doenças e geram prazer, aumentando a qualidade de vida dos cães. Com tantos benefícios, a recomendação é reservar todo dia um tempo para se movimentar e se divertir com o seu melhor amigo.

Por Lucila Malosá veterinária da Clínica VIVA

 

Comments (2):

  1. Bruna

    11/11/2018 at 01:33

    Melhor profissional da área e super competente…. gratidão por te conhecer

    Reply
  2. Mirian

    20/11/2018 at 21:09

    Maravilhosaaaaaaa👏👏👏👏👏💚💚💚

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.