DOENÇA DO CARRAPATO: O QUE É E COMO TRATAR.

O médico veterinário Alexandre Figueiredo, do Blog Dicas Boas pra Cachorro, dá dicas para compreendermos a seriedade dessa doença. Confira a seguir e descubra como cuidar melhor das principais doenças do carrapato.

 

A Erliquiose (Erhlichia canis) e a Babesiose (Babesia canis) são as principais doenças infecciosas transmitidas pelos carrapatos e foram popularmente chamadas de “Doença do Carrapato”, ainda que englobem mais de uma doença.

Apesar de serem duas doenças diferentes, os seus sintomas clínicos são relativamente semelhantes, com poucas variações entre as duas.

Essas duas doenças são potencialmente fatais em cachorros de todas as idades, raças e sexos.

Possuem sintomatologia clínica inespecífica, portanto o diagnóstico é bastante complexo e difícil para o clínico veterinário.

 

ERHLICHIA CANIS

 O carrapato Rhipicephalus sanguineus transmite a doença para os cachorros pela saliva. O período de incubação da doença pode variar de 1 a 3 semanas. Pode ser dividida em três estágios:

Aguda: dissemina-se do local da picada até o baço, o fígado e os linfonodos (causa aumento dos órgãos); depois, torna-se subclínica com baixa no número de plaquetas (trombocitopenia) branda; vasculite; a presença de anticorpos antiplaquetários podem exacerbar a trombocitopenia; baixa nas células de defesa (leucopenia) variável; anemia branda; a gravidade da doença depende do microorganismo.

Subclínica: o microorganismo persite e com isso a resposta dos anticorpos aumenta (hiperglobulinemia); também ocorre a persistência da trombocitopenia.

Crônica: a diminuição na produção da medula óssea (plaquetas e supressão da produção das células vermelhas do sangue – hemácias);

SINAIS CLÍNICOS

A duração dos sinais clínicos desde a doença aguda inicial até a manifestação, ou seja, apresentar os sintomas clássicos da doença – geralmente é maior que 2 meses.

Os sintomas clássicos da doença são à letargia, depressão, anorexia (redução ou perda do apetite), perda de peso, febre,

E em quadros mais evoluídos à sangramento espontâneo, angústia respiratória, incoordenação motora, inclinação da cabeça e até dor ocular (uveíte).

 

Lembre-se! O fato do seu cachorro apresentar os sintomas clássicos, não necessariamente ele estará com a doença do carrapato. Várias outras doenças apresentam os mesmos sinais clínicos!!! Portanto, leve logo o seu cachorro no veterinário de sua confiança para que ele seja examinado e que se façam os exames necessários para o correto diagnóstico!

 

Você pode saber mais sobre esses sintomas e sobre como acabar com carrapatos aqui!

 

BABESIOSE

A infecção pode ocorrer por transmissão indireta pelo carrapato, transmissão direta via transferência / transfusão sanguínea ou pela placenta. Ou seja, se a sua cadela está gestante e tem babesia, os filhotes que nascerem terão grande chance de ter a doença.

Os microorganismos infectam e replicam-se nas hemácias (células vermelhas do sangue), resultando em anemia tanto direta como hemolítica imunomediada (quando o sistema de defesa do animal interpreta que as suas próprias hemácias são “intrusos” e acaba destruindo-as, piorando mais ainda a anemia).

É provável que a anemia hemolítica imunomediada seja mais importante do ponto de vista clínico do que a hemólise induzida pelo parasita, já que a gravidade dos sinais não depende do grau de parasitemia.


SINAIS CLÍNICOS

Podem ser superagudos, agudos ou crônicos;

Alguns animais carreadores (que já foram infectados) não apresentam quaisquer sinais clínicos detectáveis.

Os principais sintomas clínicos são

à Letargia, anorexia, mucosas pálidas, febre, aumento de volume e tamanho do baço (esplenomegalia), aumento de linfonodos / “gânglios / ínguas”, icterícia (pele amarelada), perda de peso, fezes com coloração alterada.

A imunossupressão (a baixa de defesa do organismo) pode gerar sinais clínicos e parasitemia acentuada em cães com infecções crônicas.

TRATAMENTO e PREVENÇÃO de Erliquia e Babesia

Terapia com antibióticos específicos (durante no mínimo 21 dias), fluidoterapia e em pacientes gravemente anêmicos pode ser necessário transfusão sanguínea

Pode exigir a internação ou o cuidado ambulatorial, dependendo da gravidade da doença.

Após um animal ter sido infectado por Erhlichia canis, mesmo após o tratamento, ele ainda pode ter uma recaída se for novamente picado por um carrapato infectado

O diagnóstico precoce é fundamental para a recuperação do seu cachorro!

O controle parasitário dos carrapatos torna-se importante para a remoção de todos os carrapatos aderidos à pele dentro de 24 horas da fixação/ infestação. Saiba como acabar com os carrapatos do seu cachorro aqui!

A evolução de aguda para crônica pode ser facilmente evitada por meio do tratamento eficaz e precoce; entretanto, muitos cães permanecem soropositivos e pode apresentar recidivas (mesmo anos mais tarde).

 

Consulte sempre seu veterinário antes de tomar qualquer atitude sobre a saúde do seu cachorro!

 

Texto: Dr. Alexandre Figueiredo do Blog Dicas Boas pra Cachorro

www.dicasboaspracachorro.com.br

Link para matéria: http://comoacabarcomcarrapatos.com.br/apresentacao-completa/

 

E aí, essa matéria agregou? Esperamos que sim! Se tiver dúvidas ou sugestões de matérias que gostaria de ver aqui no Blog da Zee, escreve pra gente! É só mandar um email para contato@zee-dog.com e vamos atrás da informação que você precisa.

Comments (17):

  1. Tarsila

    30/03/2019 at 17:52

    A doença do carrapato, mesmo com exames de sangue, pode ser confundida com linfoma?

    Responder
    • Zee.Dog

      16/04/2019 at 16:57

      Oi Tarsila! Essa pergunta é melhor ver com veterinário, um profissional da área vai orientar melhor. 🙂

      Responder
    • Patricia

      25/09/2019 at 13:41

      Oi tarsila, seu cachorro tinha a doenca do carrapato mesmo? Ele melhorou?
      Pq o meu só esta com a imunidade baixa leocopocenia e um pouquinho de plaqueta baixa.

      Responder
  2. Gleice

    16/05/2019 at 13:39

    Meu dog estava infestado de carrapatos e comprei uma cólera e morreram tudo porém ele ficou um pouco triste e espirrou sangue 1xpor dia durante 4dias como ele gosta de brincar na terra nem preocupei comprei um antibiótico na casa de pecuarista e ele está tomando há 3dias e não espirou sangue mais não será q devo leva lo ao veterinário pois eu moro na roça e fica 200km da cidade q tem recursos

    Mais cabe a mim leva lo ao veterinário?

    Responder
    • Zee.Dog

      20/05/2019 at 15:23

      Oi, Gleice! Sim, vale sempre uma visita ao veterinário. A gente tenta orientar com um texto, mas isso nunca vai substituir a avaliação de um profissional da area.

      Responder
  3. Reginaldo Coutinho

    21/05/2019 at 05:21

    Tenho 1 fêmea de Bulldog francês que no hemograma deu doença do carrapato. E ela ganhou filhotes está todos mamando bem!!! Más será que tbm estão contagiados ? Alguém já passou por isso ?

    Responder
    • Zee.Dog

      29/05/2019 at 11:33

      Oi, Reginaldo. Tudo bom? Leva eles ao veterinário para que possam avaliar!!

      Responder
  4. Rafael

    21/05/2019 at 10:18

    Olá, minha cachorra começou o tratamento com o antibiótico, recomendado pelo veterinário. Ela apresentou melhorar porém com 3 dias descobrimos dois carrapatos dentro do ouvido dela, retiramos, hoje ela voltou a apresentar quadro de letargia e pela primeira vez não quis comer nada. Isso ainda pode ser sintomas? É normal durante o tratamento uma recaída como essa?

    Responder
    • Zee.Dog

      29/05/2019 at 11:32

      Oi, Rafa. Pode ser um sintoma sim, o ideal é retornar ao veterinário para que ele possa avaliar melhor!

      Responder
  5. Emanuela Santiago

    02/06/2019 at 08:52

    Oi estou à 1 mês cm uma diagnosticada cm a doença do carrapato logo depiis ela começou a ter convulsões e hj tem hr q anda e te se arrasta as vet falam q é sinomose ela é vacinada em dia e eu já ñ aguento mais ver minha cachorra só fazendo exames e eles falam q é sinomose e eu e falo q é erliquia porq ela hj toma gadernal fizemos um 4DX pego o resultado hj

    Responder
    • Zee.Dog

      05/06/2019 at 13:14

      Oi, Manu! É muito chata essa situação toda, mas ela vai melhorar! Faça sempre acompanhamento veterinário que já já ela melhora. Depois conta pra gente como ele tá. abraços. :))

      Responder
    • María do Carmo Ducco

      03/10/2019 at 07:52

      A minha está internada depois de 15 duas e ter passado por 2 veterinárias que disseram não ser a do Max do carrapato. Estou gastando uma fortuna, fazendo todos os exames e dão tudo negativo.
      Conclusão: piorou muito está noite e levei num Pronto Socorro 24 horas. O médico olhou e disse: está com a doença do carrapato. Fez o exame e confirmou. Não sei se ela vai sobreviver, mas é inadmissível que os veterinários cometam um erro básico. E eu insistia que podia ser a doença do carrapato
      Pelos sintomas e pelo que li a respeito.

      Responder
  6. Tita

    16/06/2019 at 11:42

    A minha cachorro tá sem andar por causa da doença do carrapato todo tratando com antibiótico e come fígado ovo cru mas só quer mais leite com pão molhado aí quero saber o leite faz bem ela não quer fazer cocó oque devo fazer

    Responder
    • Zee.Dog

      21/06/2019 at 15:11

      Oi, Tita! É muito chata essa situação toda, mas ela vai melhorar! Aconselhamos que você leve ela ao veterinário para que ele possa te ajudar melhor com isso, ok?

      Responder
  7. Raphaela

    28/06/2019 at 11:54

    Oi, a minha BB Evita Perón é uma bulldog Francesa, no início de janeiro desse ano eu notei que ela havia voltado de um de seus passeios matinais com espasmos involuntários em uma das coxas e com a temperatura corporal elevada, imediatamente eu entrei em contato com o vet e ele passou Dipirona para ela para ajudar a baixar a temperatura, caso a temperatura não voltasse ao normal até de noite era para eu levar ela em uma clínica!! Eu mantive ela no ar condicionado, pois o dia estava absurdamente quente, a temperatura voltou ao normal mas levei ela a clínica por precaução e achar estranho o tremor na coxa!! A Dra. Letícia que hj só tenho a agradecer, examinou a minha BB naquela manhã e disse que o tremor era devido uma lesão no joelho, mas solicitou um exame de sangue para verificar o motivo da febre no dia anterior!! Foi qdo ela foi diagnosticada com a doença do carrapato, ela tomou o antibiótico corretamente pelo prazo estipulado pela Dra. Letícia e hj ela está curada e super saudável!! Então o que eu posso dizer é, leiam esse artigo, fiquem atentos a qualquer sintomas que seu filhos de 4 patas possam ter e sempre levem ao vet!! O diagnóstico precoce é super importante para que eles não façam um quadro crônico da doença!! Agradeço a Zeedog pelos artigos informativos!! Isso me ajuda a ficar ligada nas minhas bbs!! Bjos

    Responder
  8. Luciano

    30/07/2019 at 13:56

    Venho tratando de um cachorro com cinomose a 2meses agora de pois de uma punção na medula descobrimos quer doença do carrapato. Se Deus quiser vou salva lo

    Responder
    • Zee.Dog

      30/07/2019 at 17:25

      Vai dar tudo certo! Estamos torcendo por ele!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.