5 DICAS DE COMO ACOSTUMAR CACHORRO COM GATO

Vistos como inimigos em alguns desenhos e filmes, gatos e cachorros podem conviver em harmonia. Confira 5 dicas de como acostumar cachorro com gato. 

A maneira mais fácil de aproximar cães e gatos é quando ambos ainda são filhotes. Porém, em muitos casos isso não é possível. Então, separamos algumas dicas para te ajudar a acostumar cachorro com gato e vice-versa. 

Acostumar cachorro com gato

Acostumar cachorro com gato

#1 Promover o reconhecimento entre os animais

Primeiro, é importante separar um espaço da casa para cada animal. Quem já habitava a casa deve ter seu ambiente respeitado e o novo pet precisa de um espaço exclusivo que comporte todas as suas necessidades. É recomendado mantê-los separados durante alguns dias. Assim, eles começarão a notar pouco a pouco a presença um do outro. Outra dica para mantê-los conectados é separar um cobertor para cada um dormir, deixá-los com ele por um ou dois dias e depois inverter os cobertores. Isso fará com que se acostumem com o cheiro um do outro. 

#2 Apresentação com segurança

Depois desse primeiro contato, é possível promover pequenos encontros visuais entre o cachorro e o gato. O ideal é realizar uma apresentação em que ambos sintam-se confortáveis. Em um primeiro momento é aconselhável que o cachorro esteja com coleira e guia e o gato em um ambiente seguro, pode ser dentro da sua caixinha de transporte. Inicie dando petiscos e fazendo carinho um pouco em cada. Depois, aproxime o cachorro em uma distância que não vá incomodar o gato e que não o deixe desesperado. Quando estiverem calmos, promova o encontro. Eles precisam se ver, se reconhecer, perceber que são espécies diferentes e estão seguros em seus espaços. Se o cão estiver latindo muito ou o gato arrepiado, melhor encerrar o encontro e tentar outro dia. Vá aumentando os encontros gradativamente. 

Após o contato visual bem-sucedido, podemos partir para a aproximação física. Promova encontros supervisionados com o cachorro ainda de coleira e guia e o gato ganhando mais espaço. O gato precisa ter espaços verticais em que ele possa ir sem que o cachorro consiga alcançá-lo. Esses encontros precisam ser realizados pouco a pouco até que a adaptação seja concluída a ponto de não se incomodarem com a presença um do outro. É preciso muita calma, pois esse processo pode ser longo dependendo da personalidade dos animais.

#3 Associação positiva

Quando os animais forem apresentados, associe esses momentos a coisas positivas dando recompensas como, por exemplo, petiscos. A partir daí, a tendência é que eles associem esses momentos com alimentos saborosos, e fiquem tranquilos na maior parte do tempo. Se possível, promova brincadeiras entre eles. Com o tempo eles começarão a se acostumar com a presença do outro animal e o comportamento será mais pacífico, em alguns casos, até mesmo com troca de afetos. 

#4 Espaços bem definidos

Independente da situação, é importante que o cachorro e o gato tenham espaços próprios para sua alimentação e higiene. O cão não pode entrar em contato com as fezes do gato, pois isso pode acarretar doenças. A vacinação dos animais deve estar sempre em dia, assim como a aplicação de vermífugos, para evitar qualquer tipo de contágio. Separamos também algumas dicas de higiene para gatos e cachorros. Vale a pena conferir. 

Além disso, é importante que cada lugar ofereça conforto e opções para o animal se divertir distante do outro quando tiver vontade, sem precisar invadir o espaço alheio e causar desentendimentos.

#5 Divisão igual de atenção

Os animais também sentem-se inseguros e enciumados quando percebem que alguém novo chegou e está recebendo mais atenção que eles. Por isso, os dois devem receber a mesma atenção e você precisa equilibrar bem o tempo que passará com cada um. Quando perceber que um deles está se sentindo para baixo, dê mais atenção e busque fazer brincadeiras que o divirta.

Você tem alguma outra dica sobre como acostumar cachorro com gato? Compartilhe conosco nos comentários! 

 

Comments (17):

  1. João Campanini

    11/03/2019 at 20:11

    Nao consigo ter um espaço exclusivo para a cadelinha filhote que adotei há duas semanas, pois meus gatos adultos saem para a rua mesmo sendo castrados e trabalho muitas horas por dia, os gatos acabam ficando curiosos quando a cadela está distante, mas assim que ela se aproxima eles fogem e ela corre atrás, a cadela tem entre 2 e 3 meses e foi abandonada, tem seus brinquedos e brinca com eles, estou levando para passear todos os dias, e não entra em casa, onde é o espaço dos gatos. Existe alguma forma de eu adaptar a coexistencia deles nessa situação?

    Responder
    • Zee.Dog

      13/03/2019 at 10:55

      Oi, João! O ideal é seguir umas dessas dicas acima, se nenhuma funcionar o ideal seria contratar um adestrador para ajudar nessa adaptação dela com os gatos. 😀

      Responder
  2. Jaqueline

    14/04/2019 at 20:44

    Acabei de adotar uma filhote de 1 mês e tenho duas gatas adultas e uma filhote. Elas avançam na filhote n posso deixar perto de jeito nenhum o problema é que elas ficavam muito meu quarto agora a filhote q fica pq tenho q alimentar n tem outro espaço e é mais fácil pra me olhar agora as gatas estão só no quarto da minha filha tenho q deixar a filhote trancada no quarto pq se não elas vão pra cima. N sei o q fazer estou muito preocupada.

    Responder
    • Zee.Dog

      16/04/2019 at 17:02

      Oi, Jaque! Se nenhuma dessas dicas funcionar, você pode chamar um adestrador pra ajudar nesse convívio. 😀

      Responder
  3. Aline

    21/04/2019 at 16:07

    Adotei um gatinho, mas o cachorro do meu irmão, que vem diariamente na minha casa, parece obsecado com o gato. As vezes que tentamos uma aproximação maior, o cão avançou e o gatinho se arrepiou é até soltou um odor pela glandula. Deixo o gato no meu quarto, onde ele está mais acostumado, mas O cachorro não quer sair da porta do quarto, nem comer, nem brincar. Como o cão frequenta diariamente minha casa, estou bem preocupada com esse comportamento.

    Responder
    • Zee.Dog

      02/05/2019 at 16:27

      Oi, Aline! Você pode tentar inserir a convivência dos dois aos poucos, mas você pode também tentar chamar um adestrador que ele poderá te ajudar melhor nessa situação.

      Responder
  4. Leticia Scarlet Campos Pereira

    15/05/2019 at 15:24

    Tenho uma cachorra adulta , ela e muito ciumenta , mas quero pega um gato , vou tenta essas dicas propostas por vocês .

    Responder
    • Zee.Dog

      17/05/2019 at 11:40

      Boa! Nos avise como foi depois!

      Responder
  5. luzilene santana

    23/05/2019 at 10:05

    tenho um gato e agora ganhei um cachorrinho só que ele não esta em casa e estou com um pouco de medo mais vou tentar essas dicas feita por vcs

    Responder
    • Zee.Dog

      29/05/2019 at 11:32

      Oi, Lu! Nos dê um feedback dessa relação. :))

      Responder
  6. Bruna

    23/05/2019 at 17:54

    Tenho uma rottweiler de 7 meses e uma Bulldogs francês de 2 anos. Acabei de adotar duas gatinhas. A primeira reaça das cachorras foi péssima. Tiveram contatonvisual pois minhas portas são de vidro. Será que isso vai dar certo? Medo.

    Responder
    • Zee.Dog

      05/06/2019 at 13:16

      Oi, Bruna! Vai dar certo sim, vai apresentando eles aos poucos, e sempre supervisionando!

      Responder
  7. Daiane

    10/07/2019 at 00:33

    Acabei de me retornar para a casa dos meus pais e trouxe um gato se 1,5 ano, e minha mãe já tem uma cachorrinha adulta, logo de cara eles se estranharam, meu gato vivia solto em minha casa… Pelo o que entendi, para fazer a aproximação de ambos é melhor que a cachorrinha esteja na guia e meu gato solto… Correto?

    Responder
    • Zee.Dog

      15/07/2019 at 15:32

      Isso! :))

      Responder
  8. Jhuly

    20/08/2019 at 13:08

    Tenho um gato que é bem arisco e acabei de ganhar um cachorro muito manso que fica doido pra brincar com ele, mas meu gato não chega perto por ter medo e se meu cachorro chegar muito perto o gato já fica em posição de ataque. Espero que essas dicas ajudem eles a se acostumarem

    Responder
  9. Bárbara

    28/09/2019 at 08:35

    Estou sem saber oq fazer, tenho 2 gatas adultas em casa, uma de 8 anos e outra mais nova de 2~3, e estamos agora com uma cachorrinha filhote de Border Collie que vai fazer 3 meses, com a adulta ela não pq é mais arisca então ja aprendeu, mas com a mais nova, que é muito boazinha, ela passa dos limites, tem hora que estão de boa juntas pq a gata aceita, daqui a pouca a cachorra se empolga e começa a ir pra cima e as vezes prende a gata no chão ou corre atrás, ela é muito teimosa, mesmo SABENDO que não pode pois se ficamos em cima ela não faz, mas ela percebe quando não estamos vendo só pra ir. Vou tentar treinar com coleira, mas não sei se é o caminho certo 😔

    Responder
  10. Ayna

    29/09/2019 at 06:17

    Minha cachorrinha já está no 3° dia com o gato aq em casa mais minha cachorrinha nn para de cheirar e procurar ela por toda a casa,ontem ela derrubou ela,minha cachorrinha nn se acustuma…nn sei oq eu faço nn consigo ficar quieta sempre quando deixo elas juntas tenho que ficar de olho nelas se nn minha cachorrinha fica derrubando ela e minha gatinha é um filhote

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.