O PAÍS SEM CACHORROS ABANDONADOS

Um país que conseguiu acabar com os animais de rua sem fazer nenhum sacrifício.

Situada abaixo do nível do mar, e conhecida por seus moinhos de vento, pelas bicicletas, pelas artes e por sua tolerância social, a Holanda é, também, o primeiro país do mundo sem cachorros abandonados. Lar de 17 milhões de pessoas, estima-se que uma a cada 5 casas holandesas possui ao menos um cachorro. Para entender as ações que trouxeram esse resultado é preciso conhecer a história dos cães de rua no país.

Conheça o país conseguiu acabar com os animais de rua sem fazer nenhum sacrifício.

Cidades da Holanda sem cachorros abandonados

História dos cachorros abandonados na Holanda

No início do século XIX, quase todos os lares holandeses tinham pelo menos um animal. Os cães de raça eram mais comuns nas classes mais altas, onde eram utilizados para prática de esportes. Os cães mestiços eram mais encontrados nas classes mais baixas, que tinham o costume de usar os animais como cães de guarda ou para auxiliar em alguns trabalhos, como puxar carroças. Apesar disso, muitos animais eram abandonados por seus donos e a população de cães de rua cresceu. As medidas de saúde se mostravam ineficazes e doenças, como a raiva, começaram a se expandir. Isto gerou uma onda de animais sacrificados, que, mesmo após o surto da raiva controlado, seguiu como algo comum.

Conheça o país conseguiu acabar com os animais de rua sem fazer nenhum sacrifício.

Os cachorros auxiliavam em trabalhos, como puxar carroças

Momento da virada

De um cenário insustentável, surgiram as primeiras associações em busca do bem-estar animal. Em 1864, criou-se a primeira agência de amparo animal. Anos depois, em 1877, foi inaugurado o primeiro asilo canino, na cidade de Haia. As primeiras penalizações por abuso animal ocorreram 1886.  O trabalho dessas associações foi fundamental para dar maior visibilidade ao problema e aumentar a conscientização da população em cuidar dos animais.

Desde 1960 há um controle da natalidade dos animais, onde o próprio governo holandês fica encarregado das operações de castrações. Junto foram introduzidas as Leis de Proteção de animais e de Saúde e Bem-estar animal, que tem como punição uma multa de 16.750 Euros, ou até 3 anos de prisão para quem abandonar ou cometer qualquer tipo de maltrato contra os animais. O governo também promoveu campanhas para incentivar a adoção em preferência à compra de cachorros. Além disso em  2011, a Holanda foi pioneira ao criar uma unidade policial encarregada de cuidar dos direitos e da proteção animal. E hoje o país é considerado o primeiro do mundo sem animais abandonados nas ruas.

Conheça o país conseguiu acabar com os animais de rua sem fazer nenhum sacrifício.

A Holanda foi pioneira em criar a “Animal Police”, divisão policial dedicada em garantir o bem-estar animal

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem 30 milhões de animais vivendo nas ruas. São cerca de 20 milhões de cachorros abandonados e 10 milhões de gatos. E apesar de estarmos muitos passos atrás de outras nações, mas através de pequenas ações já conseguimos fazer a diferença na vida de animais extremamente necessitados. Aqui na Zee.Dog incentivamos a adoção de animais e realizamos ações, como o Mutirão do Bem, em conjunto com ONGs parceiras. Conheça a nossa luta e saiba mais sobre o que estamos fazendo.

Se você tem interesse em participar dos mutirões da Zee.Dog, envie um e-mail para: contato@zee-dog.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.