DA SÉRIE: MORADORES DE RUA E SEUS CÃES

Seu Zé é morador de rua há 40 anos, e finalmente vai voltar para sua casa e família, acompanhado dos seus cachorros Duque e Tigre e com a ajuda do MRSC – Moradores de Rua e Seus Cães. O Edu conta os detalhes dessa jornada de perseverança, humildade, empatia e emoção.

Foram 3 dias pela maior malha rodoviária do País…

Já estamos a 48 horas fora de casa, e ainda tem um bom pedaço de chão até lá! Vale do Aço, Rio Doce, Vale do Jequitinhonha… foi como abrir os livros de Geografia, que lá atras, a professora Mari me fez apaixonar pelo Brasil!

Tínhamos uma missão. Que foi absorvida com fé, carinho e muita responsabilidade. Responsabilidade assumida por todos que amam o nosso MRSC, e amam seu Zé, Duque e Tigre! Dividi essa “responsa” com meu parceirinho Gu Leporo que abraçou seu Zé, como se fosse um Avô. Cuidou, levou ao banheiro, fez o prato dele em todas as refeições, deu o braço e de nada reclamou!Pelo contrário, riu muito com as histórias e as chamadas de atenção que fazia aos dois outros passageiros… Duque e Tigre. “Fiquem quietos seus macacos”. Já esses 2 merecem um capítulo à parte com certeza!

Já logo no embarque as 6 da manhã da segunda-feira, vi que caixas de transportes não iria rolar com Duque não! Logo de cara pediu pra sair e se abrigou debaixo dos pés do seu Zé.E ali ficou por 30 horas! Já o Tigre, com seu olhar meigo sempre me olhava e tentava dizer algo…

Pé na estrada, ou melhor, pés e patas. Foram os 1.200KM mais tranquilos que se pode imaginar! Depois da segunda parada do xixi, deixei Tigre solto também! Ganhou essa mamata pois ja havia feito um xixi na caixa! Foi só aí que entendi o porque daquele olhar fixo pra mim! Não enjoaram, não fizeram nenhuma trolagem, nada! Mas dai pra frente, quando se apertavam, voltavam para parte de trás da van, onde estávamos eu e Gu, e choramingavam, pedindo pra parar e descer! Olha que estamos falando de 2 cães de rua! Sem adestramento, sem tapetinho, nada! Era nessa hora que o apoio da ZEEDOG, fez toda diferença! Não podíamos soltá-los em local desconhecido, não é? Cada um recebeu sua guia e coleira para assim, fazer o xixi, dar uma cheirada geral, mas com segurança e conforto! Quando não dava para parar de imediato, matava a sede com o GoBowl. Era rápido e prático!

O final dessa Saga vocês já sabem! Foi muita emoção para família, seu Zé, e para o fotógrafo aqui! Que não sabia se clicava ou chorava… Seu Zé se curvou diante da mãezinha preta dele, e pediu perdão por todos esses quase 40 anos sem dar notícias… sobrinhos, primos e até uma Irma que nem conhecia ainda, chegavam ao som de choros e rojões que logo já pedi para parar! Duque estava com medo! Tigre, um moço educado, só olhava!

Os cães, se juntaram aos seus 2 primos caninos que já habitavam o quintal! Agora tem que socializar! Água fresca, um pouco de ração, uma sombra e muitos elogios: “nossa como eles são grandes, bem cuidados, nem parecem de rua”. Assim foi a chegada em Itinga, pequenina cidade às margens do Jequitinhonha! Muita alegria, emoção, fotos, entrevista para TV, almoço e cafezinho oferecidos pela vizinhança, uma Festa!
Missão Cumprida!

Ao sairmos para estrada, nos despedimos de todos, seu Zé, super agradecido, e um abraço forte com apertada nas fuças dos meninos. Duque sempre ansiosos pelo pai, não deu muita bola não. Já Tigre, com aquele olhar expressivo de novo, parecia me dizer algo… não sei se… “obrigado tio, volta pra nos visitar”…

Essa Missão não seria possível sem ajuda de todos vocês! Que contribuiram financeiramente, torceram e vibraram com cada momento!

Contamos também com o empenho de Renata Bernal e das “meninas do seu Zé”, grandes amigas que fez vivendo nas calçadas do Forum João Mendes! E ainda todo o apoio da ZeeDog.

Confira a seguir os registros da nossa viagem:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.