5827813.3a81a9f.93b0415d0c1e41d8b1d22da355145332

A IMPORTÂNCIA DE FAZER O CHECK UP DE ANIMAIS REGULARMENTE

Cuidar de seu animal de estimação é um ato de amor responsável. Por isso, é importante compreender como funciona o Check up de animais.

A diretora Barbara Francomano, do Encrenquinha’s Pet, contou pra gente sobre a grande importância de fazer o Check up de animais regularmente

Os humanos possuem hábito de cuidar da saúde afim de acompanhar as funções e condições do corpo antes que adoeça. Com os animais, devemos ter esse mesmo compromisso, já que estão predispostos a desenvolverem diversas doenças, principalmente relacionadas ao envelhecimento, como nós. Diante disso, a visita frequente ao médico veterinário se faz extremamente necessária.

A seguir explicaremos como funciona o Check up de animais, e também sobre a imensa importância de adotar um perfil preventivo, garantindo assim, aumento da expectativa e qualidade de vida de seu animal de estimação.

Exames e consultas: como funciona o check up de animais?

Com o avanço da Medicina Veterinária, torna-se possível realizar exames e tratamentos variados, muitas vezes complexos, para garantir total cuidado aos animais. Entretanto, existem exames que são considerados “exames de rotina” que devemos fazer periodicamente para manter a saúde de nossos animais em dia, conservando e diagnosticando precocemente qualquer alteração ou doença, otimizando o tempo de tratamento.

Como funciona o check up de animais?

Quando você leva seu animal de estimação ao médico veterinário, é comum realizar alguns exames no próprio consultório que fazem parte do check up de animais.

Existem situações, durante a avaliação, que o médico poderá solicitar exames complementares para confirmar alguma suspeita vista no quadro clínico geral do paciente. É o caso por exemplo da anemia; que ao avaliar as mucosas (bucal e ocular), pode-se suspeitar de tal alteração confirmada por um simples exame de sangue.

Esse primeiro contato é chamado de Exame Físico, onde o veterinário avalia os parâmetros vitais, hidratação, linfonodos e por fim a inspeção geral e palpação do animal. Nesta fase é possível perceber processos inflamatórios e infecciosos, desidratação, alterações fisiológicas que podem pressupor doenças e até formações de tumores.

Exames complementares que fazem parte do check up: quais são os mais importantes?

Infelizmente não é possível identificar todos os problemas apenas na inspeção e no exame físico, porém, através dos exames complementares, pode-se fechar o diagnóstico.

  • Exame de sangue (com avaliação renal e hepática – fígado)
  • Exame de fezes e urina;
  • Exames cardiológicos;

Cada um desses exames ajuda a identificar uma alteração, mas todos eles se complementam para um check up completo. O exame de sangue, por exemplo, é um dos mais importantes, e deve ser repetido ao menos uma vez por ano. Através dele é possível perceber qualquer taxa metabólica alterada, infecções, doença do carrapato, índices glicêmicos e etc.

Os exames de fezes e urina ajudam a identificar qualquer quadro relacionado a vermes e infecções, já que tratamos de pacientes curiosos que cheiram tudo o que vê pela frente; os exames cardiológicos avaliam o grau de comprometimento e disfunção do coração (presença ou não de Insuficiência cardíaca ou outras complicações) geralmente nos pacientes idosos.

Todos esses exames nos direciona a escolha terapêutica mais adequada e o prognóstico daquele animal.

A importância da anamnese

Os procedimentos citados acima são essenciais para um bom check up. Através do exame físico, complementar e das informações colhidas (anamnese), é possível determinar o protocolo de tratamento e a conduta mais adequada para seu pet. 

Mas o que é a anamnese?

A anamnese é uma entrevista realizada pelo Médico Veterinário a respeito da saúde e histórico de seu animal (medicações, hábitos alimentares, frequência dos sintomas, etc.) tornando-se fundamental para estabelecer o diagnóstico e definir a melhor conduta terapêutica de acordo com as condições clínicas citadas pelo tutor.

É realmente importante fazer um check up com frequência?

Acompanhar a saúde de seu pet constantemente é uma medida preventiva para diversas alterações e doenças.  Além disso, manter o protocolo de vacinação em dia, realizar a esterilização dos animais e de exames complementares quando necessário, contribuem para a qualidade de vida de seu pet.

Os animais durante toda a vida são nossos fiéis companheiros, e eles dependem exclusivamente de nós para serem felizes e saudáveis. Realizar o check up de animais é apenas uma forma de retribuir todo o amor e carinho que recebemos.

Veja também outros cuidados que você deve ter com seu cachorro ou seu animal de estimação aqui no blog.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.


Italicised writing a book
Dissertation de philosophie sur le desir
Essays vandalism disadvantages of computers
Example of thesis statement and topic sentence for essay
Math homework activities
Pro life abortion arguments essays samples
Annotated bibliography book review
Pathesist definition of science
Summary of korematsu argumentative essays
Exemple de dissertation juridiques
Intros to compare and contrast essays on books

Vyanjana in indian aesthetics essays

Service evaluation dissertation proposal example

New business plans pptv

Research paper introduction humanities

Mccombs mba application essays

Plato and aristotle philosophy essays

Ethical dilemmas in nursing essays for scholarships

Hyder flares worst case scenario

Unique college essay titles for hamlet