5827813.3a81a9f.93b0415d0c1e41d8b1d22da355145332

DICAS DE HIGIENE PARA CACHORROS E GATOS

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this pagePin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+

A Dra Juliana Antunes dá dicas de limpeza para quem tem pets!

Feito por quem entende: as seguintes dicas de higiene para cachorros e gatos foram escritas pela Dra. Juliana Antunes*, da clínica veterinária AnimaLeme. Eles são nossos parceiros e vão trazer informações úteis e importantes sobre pets!


Higiene

Todos nós adoramos a companhia que nossos pets proporcionam, correto? Eles são uma excelente fonte de inspiração para seus tutores em dias em que estamos mais cansados ou que simplesmente precisamos de uma pata amiga. Assim como eles nos dão amor, também é importante que sejamos recíprocos e isso não significa apenas dar atenção a eles.

Por muitas vezes, cuidados básicos também são gestos de amor, pois afetam diretamente a qualidade de vida dos nossos amigos animais. Para facilitar sua rotina, separamos algumas dicas de higiene para cachorros e gatos pra te ajudar a cuidar da melhor maneira possível da limpeza do seu cachorro ou gato.

 

Higiene bucal

Assim como os humanos, a higiene bucal para cães e gatos deve ser feita diariamente, pois eles também podem apresentar tártaro, cáries e demais problemas. Hoje em dia existem pastas com enzimas que degradam o alimento, o que facilita a manutenção, sem haver a necessidade da escovação propriamente dita. Além da pasta, também existem flúor e outros produtos que também auxiliam a manutenção da saúde oral.

 

Corte de unhas

O crescimento das unhas dos animais depende de seu metabolismo, mas no caso de gatos que vivem em apartamentos por exemplo, recomenda-se cortar as unhas normalmente a cada 15 dias.

Já com os cães, a frequência desse corte pode ser menor, mas mesmo assim é importante observar o animal pelo menos 1 vez por mês. É importante ter um cuidado especial com o quinto dedo canino, uma vez que não há o contato com o chão e a unha acaba não sendo lixada, o que pode gerar crescimento excessivo e o encravamento. Além disso, também deve haver cuidado com áreas rosadas nas unhas, pois são regiões com veias, onde se deve evitar o corte. Isso exige ainda mais atenção nos cortes de unhas pretas, pois essas áreas não ficam tão evidentes.

 

Banho

No caso dos cachorros, recomenda-se, de maneira geral, um banho a cada quinze dias. Muitas pessoas preferem dar o banho 1 vez por semana, o que também pode ser feito, mas uma frequência maior do que essa já pode ser prejudicial à saúde do animal. Lembrando que caso seu pet tenha alguma patologia de pele, o caso deve ser conversado com o médico veterinário.

Como dica extra, uma vez que eles são animais que vão às ruas, é interessante limpar as patas do seu melhor amigo quando ele voltar da rua, para evitar a transmissão de doenças dentro da sua casa ou apartamento. Uma boa opção pode ser utilizar lenços umedecidos, que são vendidos em petshops.

 

Caixas de Areia

A caixa de areia depende do tipo de areia que é utilizada e da quantidade de gatos. No caso de uma casa com um gato, por exemplo, uma caixa de areia sílica pode ser lavada, teoricamente, com intervalos de um mês, retirando apenas as fezes e urina. Já a caixa de areia comum deve ser lavada com uma frequência maior.

Em termos de quantidade, o número ideal é de 1,5 caixa sanitária por gato. Portanto, se no ambiente, houver 2 gatos, seriam 3 caixas e assim sucessivamente. Lembrando que uma boa prática é espalhar mais caixas pela residência.

 

Reforçamos que é essencial procurar o médico veterinário sempre que houver qualquer dúvida sobre questões da saúde do seu animal de estimação.

 

Escrito pela Dra. Juliana Antunes
CRMV-RJ 11.463
médica veterinária da Clínica Animaleme 24h

 

Acompanhe a Clínica AnimaLeme pelo Facebook

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this pagePin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+

Comentários

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.