como cuidar de cachorro cego

5 DICAS PARA AJUDAR A CUIDAR DE UM CACHORRO CEGO

É comum que o deficiente visual conte com a ajuda de um cão-guia. E na situação inversa? Como cuidar de um cachorro cego? Separamos 5 dicas para te ajudar. 

Aprender a conviver com cachorro cego é uma experiência muito enriquecedora. Com a sua ajuda ele pode ter uma vida agradável e ser muito feliz. Confira 5 dicas que vão te ajudar:

Organizar a casa

Para a adaptação dos cães à casa depois de perder a visão é importante manter os móveis no lugar de sempre. Assim, ele se sentirá em um ambiente familiarizado e vai se locomover com o auxílio da memória de onde fica cada objeto. Também é importante proteger as quinas dos móveis que podem machucá-lo, como armários e portas.  Se você tiver uma escada, coloque um portão para prevenir que o cachorro tropece sem querer. O uso de tapetes anti-derrapantes pode ajudar na movimentação de cômodo para cômodo.  

Rotina de alimentação

Um dos aspectos importantes para alimentação e hidratação é o costume. É bom manter os potes de água e comida em lugares fixos, onde o animal já está acostumado. Os horários de comer e se hidratar devem ser regulares e rotineiros. A associação com sons pode ajudar o cão a reconhecer o horário de comer. Uma boa dica é colocar a ração em um vasilhame que faz barulho e agitá-lo antes de colocar a comida no pote. Isso indicará para o cão que quando aquele som for ouvido, está na hora de comer. Você pode pensar em outros sinais, como bater o pote no chão como um indicador de que a água está disponível.

Treinar a memória

Os cães precisam memorizar os ambientes em que eles estão vivendo para ele aprender a se virar quando estiver perdendo a visão. Com menos visão os outros sentidos se aguçam, e o tato, a audição e o olfato ajudam na memorização do ambiente. A paciência também é muito importante, é preciso dar tempo para o cão continuar a aprender e a memorizar os seus caminhos pela casa. Além disso, você pode ajudar o seu cão a ficar mais confiante conversando com ele em tom ameno. Ele reconhecerá sempre a sua voz. 

Passeio em segurança

O cão pode perder o estímulo de sair de cada depois de ficar cego, mas é importante que ele se mantenha ativo. Quando for passear, tenha alguns cuidados. É importante manter a guia sempre curta, assim, você terá mais controle sobre ele e ele se sentirá mais seguro ao perceber por perto. Você pode ajudá-lo levantando bem suavemente o cão quando ele estiver subindo um paralelepípedo ou qualquer outra elevação. É bom deixá-lo brincar com outros cães, mas sempre com supervisionamento e em segurança. Evite locais com risco de acidentes. 

Brincadeira

O cachorro cego tem a mesma vontade de brincar e correr. Brinquedos que fazem barulho podem ajudá-lo, pois o cão consegue se orientar mais facilmente. Os cães têm facilidade em identificar os diferentes tipos de superfície em que estão pisando. Você pode educá-lo a comportar-se de maneira diferente de acordo com o terreno em que ele está. Por exemplo, fazer ele andar mais devagar quando estiver na superfície de asfalto, e deixar ele brincar e correr quando estiver em um gramado.

Lembre-se que o cachorro cego precisa de muito cuidado e atenção. E essa é a hora de você retribuir todo amor condicional que sempre recebeu de seu animal. Cuide bem dele, sempre. Para ver outras postagens do blog, clique aqui.  

 


Por Pedro Campos
Business Intelligence & Performance Coordinator 

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.