CACHORRO NOVO? PREPARE A CASA!

Esteja preparado pra receber um cachorro em casa.

Trazer um cachorro novo pra casa é um dos melhores momentos da vida.

A ansiedade vai a mil, mas os primeiros contatos não são exatamente fáceis. Enquanto o dono fica cheio de expectativas sobre o novo cachorro, esse por sua vez pode sofrer um grande stress com tanta mudança em sua vida.

Você deve estar super ansioso para a chegada do novo integrante da família, certo? Então temos algumas dicas pra que seja a melhor experiência possível.

 

Comprometimento 

Muitas pessoas se empolgam para levar um filhote pra casa, ou se comovem em resgatar um cachorro abandonado. Na emoção do momento, levam o animal para casa e não consideram o tamanho desse compromisso. A pior coisa a se fazer é agir por impulso! Entenda que, a partir desse momento, você vai precisar se dedicar.

É importante saber se você vai ter condições financeiras e psicológicas para manter seu cachorro novo, pra não correr o risco de acolher e depois precisar abandonar. Imagine ganhar um lar e, no momento seguinte, perder novamente… Seria desumano! Por isso, tenha paciência e dedique-se ao seu novo amigo.

 

Antes do cachorro chegar em casa

Determine onde seu cachorro passará a maior parte do tempo e teste essa área. Pra isso, você vai precisar esconder fios soltos, tomadas, fios elétricos, tirar objetos quebráveis e produtos químicos do alcance, remover plantas e tapetes que podem estragar e preparar a cama onde ele vai dormir.

É importante levar uma plaquinha de identificação com seu telefone quando for buscar seu novo cachorro. Filhotes e cães não treinados precisam de segurança extra para evitar fugas no caminho de casa e durante os primeiros dias.

 

Tempo e atenção

Nas primeiras semanas/meses, o cachorro precisa de atenção extra: treinem bastante onde ele deve fazer xixi, onde dormir e o que é certo e errado. Além disso, todos os cães devem sair para passear – e uns precisam de mais atividade do que outros.

É interessante distribuir as funções entre os integrantes da casa, para que nada seja esquecido. Definam as tarefas:

Quem vai levar o cachorro para passear? 

Quem ficará encarregado de dar comida?

Quem o levará para tomar vacinas e ao veterinário periodicamente?

 

Vacinas, consultas e banho

A saúde e higiene do cachorro devem ser colocadas em primeiro lugar. Precisam fazer parte da rotina da família. No caso de filhotes, não podem esquecer de levá-lo para tomar todas as vacinas antes do primeiro passeio.

Para manter o cachorro saudável e livre de doenças, a recomendação dos veterinários é que ele tome banhos periódicos (em casa ou em clínicas especializadas). O lugar escolhido pra fazer as necessidades deve ser longe de onde ele dorme, e sempre muito bem limpo.

 

Comida

Antes de comprar uma ração ou estabelecer um tipo de alimentação para o seu cachorro, certifique-se de que você está seguindo as orientações de um profissional. É ele quem vai lhe dizer as necessidades do seu cachorro e quais alimentos ele deve ou não comer.

 

Coleiras e guias

No caso de filhotes, esses acessórios podem ser inutilizados rapidamente. Dependendo do tamanho que o cachorro venha a ter quando crescido, eles podem ficar pequenos para o corpo dele. Ao comprar, escolha o produto para o tamanho atual dele. Comprar um tamanho acima pensando no quanto ele “pode crescer” pode fazer com que seu cachorro use produtos maiores do que o necessário, podendo levar a lesões e até fugas.

Compre um acessório que seja confortável para você e para o seu cachorro. Assim, ele associará esses objetos a uma coisa boa e estará sempre feliz em passear.

 

Comedouros

Vasilhas são importantes mas também podem ficar pequenos se o seu cachorro crescer. Independente disso, compre recipientes proporcionais ao tamanho atual do seu cachorro. Existem comedouros de diversos materiais, desde os mais baratos e menos resistentes até os mais caros e com uma maior durabilidade.

Hoje em dia, há modelos para a necessidade de cada cachorro: curvatura diferente para evitar que cachorros com muito pêlo se molhem enquanto bebem água, tigelas com pinos para que os cachorros comam mais devagar, entre outras.

 

Brinquedos

Brinquedos são muito bons para aqueles momentos em que você não vai estar em casa, ou quando você não pode dar tanta atenção para seu cachorro. Já falamos sobre isso aqui.

Os brinquedos mais comuns são as bolinhas, brinquedos de roer e as pelúcias. É importante comprar o brinquedo apropriado para o seu tipo cachorro – também vale conversar com o seu veterinário.

 

Lembre-se que esse é um momento importante para você e seu cachorro. Algumas coisas podem levar mais tempo que as outras, mas não desista – vai dar tudo certo e vocês com certeza aprenderão a conviver super bem.


por Zee.Dog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.