9 COISAS QUE PODEM ESTRESSAR SEU CACHORRO

Às vezes a gente nem sabe, mas nossas atitudes podem influenciar. Veja aqui o que pode estressar seu cachorro. 

Existem inúmeras atitudes que podem estressar seu cachorro. Por exemplo, um cachorro que fica desconfortável por passear na guia pode se sentir ainda pior se encontrar outro cachorro na rua. Principalmente se esse outro cachorro estiver sem guia. E os exemplos são inúmeros. Mas o que muitas pessoas não sabem é como o nosso comportamento como donos pode deixar o cachorro estressado de forma significativa.
Vamos ver algumas hipóteses.
Quando o culpamos por se comportar como um…cachorro!
Cachorros são oportunistas. Nós somos apaixonados por eles, mas que eles são oportunistas, são! E precisamos entender isso de uma vez por todas.
Na prática isso significa que, se dermos oportunidade, eles (os cachorros) tiram proveito mesmo. Portanto, não deixe comida à mostra e de fácil acesso, porque eles vão mexer. Esse é um comportamento natural deles.
Também evite deixá-los em um ambiente fechado, sozinhos com aquele seu chinelo predileto, porque é bem provável que ele vá querer destruí-lo,  e isso também é natural.
Quando, ao invés de ensinar, nós apenas os proíbimos.
Quando a gente diz não sem oferecer uma alternativa, estaremos apenas adiando aquele comportamento inadequado, que retornará em outro momento (provavelmente quando você não estiver olhando).
Aproveite essas oportunidades para ensinar a ele o comportamento mais apropriado, porque se você não fizer isso, a probabilidade dele repetir o comportamento é altíssima.
E ainda, à medida que o tempo passa, a tendência é que ele pare de atender ao não.
Quando você usa várias palavras para o mesmo comando. 
Muitos donos acham que seu cachorro irá entende-lo perfeitamente o que dizem e usam várias palavras diferentes esperando que eles respondam igualmente a todas elas.
“Vem”…”vamos”… “anda logo”… “corre”… “sai”… “aqui”… etc. E tudo isso quando só o que a gente quer é que ele venha até nós.
Por isso é importante que você treine seu cachorro a obedecer a somente uma única palavra para cada comando desejado. Se não for assim, você provavelmente estará criando um estresse totalmente desnecessário entre vocês dois.
 Exemplos de comandos adequados, porque são palavras simples (não compostas e curtas): Senta, deita, fica, vem, rola.
Ficar dando trancos na guia para cachorro. 
Se seu cachorro foi ensinado a andar de guia, ele possivelmente não exerce força contrária á você durante o passeio.
Acredite: dar trancos na guia para se comunicar de forma repreensiva com o cão durante o passeio não ajuda em nada! Mesmo usando a coleira para cachorro ou o peitoral para cachorro, o efeito é o mesmo.
Ao invés disso, que tal treiná-lo a caminhar de forma educada (contrate um educador canino positivo se for necessário), e tornar o passeio um momento agradável para vocês dois?
Abraçar? Melhor não.
Pela sua infinita generosidade, a maioria dos cachorros aceita passivamente essa demonstração de afeto humano. Mas, definitivamente, não se sentem confortáveis. Abraçar é uma típica demonstração de afeto da ordem dos primatas (macacos, símios, lêmures e seres humanos).
Ficar encarando o seu cachorro.
Na linguagem canina, encarar é uma forma de desafiar – um sinal contrário ao de apaziguamento e isso pode estressar seu cachorro.
Colocar o dedo no focinho do seu cachorro. 
Não faça isso. Simples assim.
Esse é outro indutor de estresse na linguagem canina, e uma ótima forma de pedir por uma mordida!
Levantar o seu cachorro.
A menos que seja inevitável e necessário, evite carregar seu cachorro.
Ser balançado de um lado para o outro é estressante, inclusive para nós!
Não realizar passeios diários com ele. 
O passeio é o maior anti-estresse para um cachorro.
Nunca o prive do passeio diário e de brincadeiras que o estimule a gastar energia. Caso seu animal sinta sede durante o passeio, você pode usar  um comedouro para cachorro portátil, como o GoBowl,  para ele beber água. A sede e o calor em passeios, também podem estressar seu cachorro.
Bom…sabemos que o desafio é grande, mas quem ama cuida, né?

Zee.Dog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.