ADOTAR CACHORRO VIRA-LATA (SRD) – VEJA TODOS OS MOTIVOS

Quer adotar cachorro vira-lata? Conheça suas características e curiosidades

São muitos os motivos para você adotar cachorro vira-lata. Que eles são únicos e especiais todos nós sabemos muito bem, mas também carregamos muitos mitos sobre o comportamento e especificidades do cachorro vira-lata SRD (sem raça definida). Por conta disso, é importante entender que, como os cães de raça definida, os vira-latas não só apresentam características distintas, como também precisam de cuidados especiais.

O porte que o cachorro terá quando adulto, quais doenças são propícias a eles e suas características, são questões que pairam na cabeça das pessoas quando pensam em adotar um SRD.

Apesar desses cães não nos entregarem a partir de uma hereditariedade quais são suas principais peculiaridades, não é nada difícil entender os vira-latas e se dar bem com eles. Muito pelo contrário! Separamos aqui as todas as razões para adotar um vira-lata:

Eles são únicos

Raramente você vai encontrar um SRD que se pareça com algum outro cão que você já viu. Essa mistura de raças traz surpresas e singularidades nas características físicas que somente eles são capazes de apresentar. Um vira-lata é um cão único, pode ter diferentes colorações e pelagens.

Carinho não vai faltar

Muitas vezes os vira-latas são cães que sofreram algum tipo de abandono, por isso, necessitam de muito cuidado e atenção, assim como estão dispostos a retribuir todo o carinho que for dado. Mas vale ressaltar que alguns cães, por conta de traumas, podem demorar um pouco mais para se adaptarem ao novo lar. O importante nesses casos é entender o porquê do cão estar se comportando desse jeito. Na rua ou no abrigo ele pode ter enfrentado alguma situação que lhe causou um abalo, por isso o adestramento é importante. Como retribuição, terá todo o afeto que ele é capaz de dar.

Nunca desdenhe das capacidades de um cachorro vira-lata

Eles são muito inteligentes. Quando adestrados, aprendem rapidamente os truques, o que é muito importante para o seu desenvolvimento físico. É necessário que eles tenham uma rotina ativa, presente com brincadeiras, passeios e atividades. Apesar de haver o mito de que os SRD são menos propícios a doenças, não há como ignorar o fato de que eles são animais que precisam de cuidados e atenção como qualquer outro.

Visitar periodicamente o veterinário é importante

Como dito acima, não há como alimentar o mito de que os vira-latas são praticamente imunes a doenças. Justamente por eles serem uma mistura de raças, fica mais difícil saber que tipo de problemas esses cães podem enfrentar no futuro. Por isso, é importante que eles sejam castrados, vacinados e vermifugados como qualquer outro cão. Além disso, é necessário que eles tenham uma rotina de banhos, escovação da pelagem, tosas higiênicas e uma visita regular ao veterinário.

Adote!

Apesar de haver muitas ONGs e campanhas voltadas para a adoção desses animais, os abrigos se encontram lotados e muitos cães vivem nas ruas, portanto, adote!

Se seu medo é não saber que característica o cachorro terá quando adulto ou que porte atingirá, você pode acolher um cachorro já adulto, dessa forma você conhecerá seus trejeitos e porte físico. Mas se quiser muito adotar um cão filhote, você pode ter pistas de que tamanho ele atingirá por sua pata, peso, altura, entre outros fatores.

Ter um vira-lata é ter um cão extraordinário e singular.

Agora que você já sabe por que adotar um cachorro vira-lata, veja também 11 coisas que todo dono de vira-latas já ouviu e 25 misturas de raças sensacionais.

Veja também outros assuntos aqui no blog e dá um confere lá na loja virtual da Zee.Dog, porque sempre tem alguma novidade.

Ah, e deixe um comentário pra gente! Adoramos quando vocês compartilham suas experiências e pensamentos.

 


Por Sara Santana
Customer Experience Analist

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

SE VOCÊ CURTIU ESSE POST, INSCREVA-SE E SAIBA MUITO MAIS.

Promoções, dicas de nutrição, lugares, comportamento e mais, direto na sua caixa de e-mail.